sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Papai Noel: Origem, Nomes e Simbologia

origens-do-papai-noel-santa-claus-são-nicolau-imagens-de-papai-noel-natal
É verdade que esta figura se tornou um tanto quanto mística e de aparição certeira no mês de Dezembro em vários lugares pelo mundo afora.

Neste texto vamos esclarecer alguns pontos interessantes sobre o "Bom Velhinho", o Papai Noel: Origem, Nomes e Simbologia deste ícone que outrora pode ter sido um santo.


Mas algo que chama atenção no Papai Noel são as suas origens, os seus diversos nomes e a quantidade de mudanças tanto físicas quanto no formato dele próprio e de suas aparições.


São Nicolau e sua História

São Nicolau que também é conhecido como Papai Noel nasceu no Sec. III, em Patras, na Grécia. Após a morte dos pais, seguiu carreira religiosa, com 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo tornou-se arcebispo de Mira.
Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. 

Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. 

O pai, a fim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.
origens-do-papai-noel-santa-claus-são-nicolau
São Nicolau
A fama de generoso do bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região, e as pessoas começaram a atribuir a ele vários milagres e lendas. 

Em meados do Sec XIII a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. 

Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos.
origens-do-papai-noel-santa-claus-são-nicolau-papá-noel
Papai Noel: Por Thomas Nast
O Papai Noel pelo Mundo afora

Os holandeses, no Sec XVII, levaram para os Estados Unidos a tradição de presentear as crianças usando a lenda de São Nicolau - a quem eles chamavam Sinter Klaas. 

Os verdadeiros impulsores do mito de Santa Claus - nome que o Papai Noel recebeu nos Estados Unidos - foram dois escritores de Nova York. 

O primeiro, Washington Irving, escreveu em 1809 um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso, que montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. 
origens-do-papai-noel-santa-claus-são-nicolau-trenó-chaminé
Em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, enalteceu a aura mágica que Irving havia criado para a personagem, trocando o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.

Ao longo do Sec XIX, Santa Claus foi representado de muitas maneiras. Ele teve diferentes tamanhos, vestimentas e expressões, desde um gnomo jovial até um homem maduro de aspecto severo. 

Em 1862, o desenhista norte-americano de origem alemã Thomas Nast realizou a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende. 

Pouco a pouco ele começa a ficar mais alto e barrigudo, ganhar barba e bigode brancos e a aparecer no Pólo Norte.
origens-do-papai-noel-santa-claus-são-nicolau-coca-cola-natal
O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo.
Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola! - o Papai Noel que a gente conhece.

Os Diferentes Nomes do Papai Noel no mundo (Wikipédia)
  • Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
  • Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel
  • Brasil: Papai Noel
  • Chile: Viejito Pascuero
  • Croácia: Djed Mraz
  • Dinamarca: Julemanden
  • Eslovénia: Božiček
  • Estados Unidos, Canadá, México: Santa Claus
  • Finlândia: Joulupukki
  • França: Père Noël
  • Itália: Santa Claus
  • Inglaterra: Father Christmas
  • Japão: サンタクロース (lê-se "Santa kurosu" vem do inglês Santa Claus.)
  • Macedônia: Dedo Mraz
  • Países Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal")
  • Portugal: Pai Natal
  • Reino Unido: Father Christmas
  • Rússia: Ded Moroz
  • Suécia: JultomteFonte

    Gostou do artigo? Se foi útil, deixe seu comentário dizendo o que achou e compartilhe! Obrigado!
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

Um comentário:

Nilton Silveira disse...

Elaine,
obrigado pela visita e que o Ano Novo seja de muita paz e alegria para você e sua família!!
Td de bom!!
Volte sempre!!
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets