Talvez não seja o belo e sim, os pequenos detalhes que fazem a diferença! |
Hoje pela manhã fui surpreendido com um encontro entre todos os colaboradores da empresa na qual faço parte e melhor ainda foi quando distribuíram a seguinte mensagem que reflete verdadeiramente o que pode acontecer quando nos atentamos para os pequenos detalhes...
“Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: Estes
quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento
que conhecemos.
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu
procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um
letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave.
Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “- Bem-vindo ao
Venetia!” Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava
confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos:
tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma
lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a
lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas
para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no
momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha
experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para
quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a
sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo
crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma
bala de menta sobre cada um.. Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do
banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por
um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia:
“Sua marca predileta de café. Bom apetite!” Era mesmo! Como eles podiam saber
desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca
preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal.
“Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?” Mais uma vez,
lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista Havia perguntado qual jornal
ele preferia. O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter
ficado num lugar tão acolhedor.
Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um
fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou
tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em
planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais
insatisfeito mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as
prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas. O valor
das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o
cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!
PS: Esta mensagem vale para a nossa vida pessoal como namoro, amizade, família, casamento enfim pensar no outro como ser humano é
sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais
felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso
dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos. ”
Autor desconhecido.
Postado por: Nilton Silveira
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