Em janeiro de 2005, o jornal Paixão pelas Almas publicou uma matéria especial abordando os resultados da pesquisa religiosa no Brasil, recém-divulgados pelo Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que fora realizado no início daquela década. Aquela edição mostrava que o crescimento dos evangélicos por todo o país ocorria de forma surpreendente, acima de qualquer outro grupo religioso e muito mais do que o crescimento da população – algo que também já havia sido constatado pelo departamento de pesquisas da SEPAL.
Agora, 7 anos depois, voltamos mais uma vez para falar das estatísticas do último Censo, realizado em 2010 e cujos resultados da pesquisa religiosa foram divulgados agora, no final de junho, pelo IBGE.
Os dados do Censo e a metodologia aplicada pelo IBGE freqüentemente tem sido alvo de críticas e questionamentos. Antes de irmos aos números, convém deixar claro que o IBGE tem se provado uma fonte confiável, conhecido nos meios acadêmicos como uma das melhores instituições de pesquisa de todo o mundo devido à qualidade de suas estatísticas. Além disso, importantes estudos acadêmicos e sociológicos confirmam a validade dos dados do IBGE, sendo publicados pelo ISER, Instituto de Estudos da Religião, do Rio de Janeiro e pelo Departamento de Sociologia da USP em São Paulo. A nível evangélico, a Sepal Pesquisas e o Projeto Brasil 2010 também levantaram informações em algumas cidades brasileiras e que também confirmam as informações do IBGE.
A pergunta é: afinal, quantos somos hoje?
Fonte
Continue Lendo...
Postado por: Nilton Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário