Existem empresas que inauguram novas formas de se relacionar
e que aplicam esse tipo de postura na cultura corporativa.
Elas são
diferenciadas, pois, além do produto que oferecem, agregam ideias e práticas
inovadoras que fogem ao senso comum e estimulam uma nova modalidade de
comportamento empresarial.
No Google, por
exemplo, é possível observar essa “atitude diferente” enraizada nas próprias
instalações de seus escritórios, com direito a sala de relaxamento,
escorregador e tantas outras opções.
A
Apple, por sua vez, tem revolucionado o mundo da tecnologia e das ideias,
conquistado mercados de maneiras diferentes e personalizadas.
Tem até
brasileiro que virou referência nas revistas de negócios internacionais quando
o assunto é gestão inovadora.
O executivo Ricardo Semler, na década de 1980,
trouxe uma forma não-convencional para a administração da Semco S/A.
Para você
ter ideia, dentre outras coisas, ele criou na empresa um comitê chamado “C tá
loko”. O princípio era bem simples.
Um fórum de ideias diferentes que só
poderia sair alguma coisa aprovada se alguém falasse a frase “Você está
louco!”.
São pessoas e
empresas que pensam diferente, buscam estar fora do quadrado e fogem do
tradicional.
A verdade é que hoje cada vez mais diminui o espaço para produtos
medianos voltados a pessoas comuns.
Os consumidores querem produtos inovadores;
as empresas querem profissionais diferenciados; a mídia quer divulgar o
inusitado.
Frase de Philip Kotler: "Se você inovar frequentemente terá
muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem
escolhas".
"Realmente soa muito como A teoria da evolução de Darwin e, no fundo, realmente é isso que acontece na prática. Ser diferente realmente passa a fazer a diferença."
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