terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Motivo de orgulho para nós brasileiros


 Manual desenvolvido pela PF será utilizado pela INTERPOL

     O Manual Brasileiro de Investigações de Fugitivos, desenvolvido pela PF, será adotado pelos 191 países membros da Interpol. O manual foi adaptado e será lançado hoje, 1º de novembro, em Hanói, capital do Vietnã, onde acontece a assembléia-geral anual da entidade. A publicação será lançada inicialmente nos idiomas inglês e espanhol a ser utilizado por cerca de cem países.
Polícia Federal Brasileira


     O manual foi desenvolvido pela PF a partir de 2002 e a sua utilização resultou em um aumento de mais de 150% na prisão de criminosos foragidos desde 2008. Até outubro deste ano já foram presos 44 procurados. Em 2010 foram 51, e, 58 em 2009. O número de estrangeiros capturados no Brasil passou a ser maior do que o de brasileiros presos em outros países. O Brasil está entre os dez países que mais prendem pessoas procuradas pela Interpol.
     A Interpol, criada na década de 1920, é uma entidade internacional que congrega instituições policiais em todo o mundo. Um dos seus principais objetivos é promover a cooperação entre as polícias dos países membros para investigação, localização e captura de criminosos fugitivos.
    A entidade ainda não havia publicado material que orientasse os países membros na investigação e captura de foragidos. O novo manual contém técnicas que utilizam métodos modernos de investigação, identificação biométrica, análise de informações, análise de perfis criminológicos e psicológico, planejamento de investigações e rastreamento através do banco de dados conhecido como “difusão vermelha”.
     Desde a edição do manual, o Brasil conseguiu promover importantes capturas como a recente prisão do cidadão israelense Elior Noam Hen, condenado à prisão perpétua por torturar crianças. Houve também as prisões do norte-americano Shalon Weiss, conhecido como o maior estelionatário do mundo e condenado a 845 anos e dos traficantes colombianos Juan Carlos Abadia e Mery Valencia.
    Novas versões em outros idiomas serão confeccionadas e adaptadas de forma a atender a todos os países membros. O lançamento do manual contará com a presença da direção-geral da PF.
Pense o Amanhã

Wilan Martins Estudante de Administração de Empresas 6º período.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets