quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Aumente seu Potencial de Vendas no Fim de Ano

Participei desta palestra hoje com o Adm. Jarbas Menezes e pensei que vocês gostariam, portanto postarei nas linhas que se seguem abaixo os pontos principais e que achei mais importante.

Ao se aproximar o final do ano o comércio todo entra em um emaranhado de propagandas, promoções e uma diversidade enorme de diferentes modos de negócios. Então, aproveite e Aumente o seu potencial de vendas no Fim de Ano.


Primeiramente, foque nas Oportunidades, Preparação e Percepção do ambiente.
Potencial em Vendas

 O palestrante já iniciou com uma frase super motivadora e que incentiva qualquer um:

São quatro os fatores que levam ao sucesso: Oportunidade, estar preparado, ousadia e coragem.Ayrton Senna

O Natal é a melhor data de vendas para o comércio varejista. 

É período de confraternizações mundialmente comemorado  através de troca de presentes e se existe o hábito mundial, o comerciante ou o vendedor deve estar atento às oportunidades.
Cenário para o Final de Ano:
  • Força emocional e comercial do Natal
  • Menor taxa de desemprego
  • Redução da taxa Selic
  • Facilidade de acesso ao crédito
como-aumentar-as-vendas-no-natal-oportunidade-dicas
O emprego formal amplia a quantidade de pessoas recebendo 13º salário, o que aumenta o volume de dinheiro em circulação. 

em Minas Gerais esse valor chega a 10,5 bi. Concluímos, portanto que: emprego, crédito, renda e motivos para comemorar são oportunidades para lucrar.

O palestrante passou algumas informações baseadas em dados do Fecomércio e retransmito a vocês:

  • 88,5% acreditam que irão vender no Natal (crescimento das vendas)
  • 30,7% acreditam em um aumento de 10 a 20%
  • Como se preparam para o Natal?
  • 23,2% decoração de vitrines; 
  • 17,9% contratação de trabalhadores temporários (boa dica)
  • 17,2% aquisição de mercadoria e estoque diversificado
dicas-de-como-melhorar-o-seu-potencial-de-vendas-no-fim-de-ano-como-aumentar-suas-vendas

E os estoques?!
63,7% antecipam formação de estoques e 26,2% realizam pedidos de acordo com a demanda. (E os perus de Natal?!? Onde ficam durante todo o ano?! Se escondem ou estão crescendo esperando chegar a hora?!?!? Kkk)

Quais presentes mais vendidos/comprados?!
18,2% roupas (tradicional); 11,4% computadores/Notebooks; 11,3% celulares/smartphones; 10,8% tablets (inovação) e 10,2% calçados; mostrando os mais importantes.

Achei legal também: Quanto gastam em cada loja?! Pagam como?
21,6% gastam de R$70,00 a R$100,00 e 4,9% gastam acima de R$1.000,00 (políticos?!)
51,5% pagam com cartão/parcelado (importância de ter a “maquininha” de cartão) e 21,6% pagam à vista em dinheiro com desconto (achei o número bom, crescendo)

Existe outro fator super importante também: 
A Preparação Profissional

Nunca acredite naquela máxima que diz que “quando o gato sai, os ratos fazem a festa”, lembrem-se: Você está sendo vigiado, sempre tem alguém te observando, você está sendo avaliado o tempo todo. 

Cuide de sua imagem(aparência, comportamento, resultados, comunicação)!

Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão

Cuide do seu Marketing pessoal, que é cuidar de você mesmo, de sua imagem como profissional, sua visibilidade, seu desempenho; desenvolva contatos.

VOCÊ é o seu produto, sua marca, a sua empresa. O maior responsável por sua carreira é VOCÊ!!

Seja bom no que faz, cultive bons relacionamentos, invista em si mesmo, se prepare, se qualifique para quando surgir a oportunidade você agarrar de “unhas e dentes”.

Entenda de tudo um pouco, leia muito (recomendo o blog) hehe, se informe sobre assuntos diferentes do seu ramo de atuação profissional.
dicas-para-aumentar-as-vendas-no-fim-de-ano-aumentar-potencial-de-vendas
Networking: “O importante não é saber tudo, mas ter o telefone de quem sabe”. Isso resume tudo, é relacionamento!!

Comunicação: Falei em comunicação ali atrás, e ele citou Chacrinha: Quem não se comunica se estrumbica”. Bons comunicadores são vistos como líderes, portanto, vençam a timidez, usem diálogos motivadores e mantenham um fluxo de comunicação regular.

Amor pelo que se faz: Saiba diferenciar Paixão de Amor. Paixão é afeição, é obsessivo, é um gosto exagerado, portanto é passageiro. Amor é carinho, ternura, dedicação extrema. Então faça tudo com amor, ame o que você faz!!

O Final do Ano chegou!! Aproveite as oportunidades e agarre-as como puder!! Prepare-se, Qualifique-se, as oportunidades passam e temos que estar sempre atentos ao que o destino nos prepara.


Ótimo Natal e sucesso na vida pessoal e profissional!!!
Pense o Amanhã


Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

5 comentários:

Simone Bastos disse...

Vi seu comentário no Twitter,que segue a todos ,estou seguindo seu Blog,segue de volta...bjs

Beta disse...

ola... nilton coloquei sei link no meu blog, coloca o meu link no seu tambem
http://www.robertagiacomelli.com.br/blog

obrigada

Nilton Silveira disse...

Oi Roberta,
fico feliz com sua visita por aqui!!
Já tenho seu link aqui com maior prazer!!
Abs

Anônimo disse...

Parabéns pela coerência e Organização! muito interessantes as dicas de venda, algo que me chamou muito a atenção foi a frase: “Você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão” que se aplica a todas as áreas... SrtaKIMS2

Nilton Silveira disse...

Srta Kim,
Muito obrigado pelos elogios!!
Fico feliz em ter você por aqui!!
Participe sempre!!
Obrigado!

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