quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exportações Recordes do Brasil em 2011


O economista Rafael Bistafa, da Rosenberg e Associados, explicou [...] as razões para o número recorde alcançado pelas exportações brasileiras este ano. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, até ontem, o Brasil exportou US$ 202,071 bilhões, mais do que o registrado em todo o ano de 2010. Esse resultado também é o maior desde o início da série histórica.
- Os preços das commodities se sustentam em patamar elevado, apesar da queda recente provocada pelo agravamento da crise. Como o país exporta muita commodity, cotada em dólar, principalmente minério de ferro, soja e petróleo, foi beneficiado pelo efeito preço. Já o volume exportado subiu pouco. Em 2011, a safra também foi boa por aqui; em outros países, houve quebras, o que também pressionou o preço desses produtos - explica o economista.
Estão garantidos bons números para 2011, mas 2012 pode ser diferente, dependendo do ritmo de desaceleração da China, principal parceiro comercial do Brasil, e da economia mundial, que pode ter impacto no preço e no volume exportado pelo país.
O economista lembra que, em 2010, 72,5% dos produtos vendidos lá fora pelo Brasil eram commodities ou itens associados a produtos básicos.

Fonte: O globo


Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets