quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Consciência Negra e o Racismo

consciencia-negra-combate-ao-racismo
   
     Em um contexto histórico, no dia 11 de novembro de 2011, através da Lei nº 12.519 foi instituído o dia em que se discorre sobre o tema Consciência Negra e o Racismo, através do Dia da Consciência Negra.
    Dia 20 de Novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra devido aos fatos ocorridos no passado no que diz respeito aos Quilombolas, e à morte do Zumbi dos Palmares, e nada mais é do que relembrar da resistência dos negros à escravidão exercida no Brasil em seus primórdios e trazer à tona a inserção dos mesmos cada vez mais na Sociedade Brasileira.

     Atrelado à este assunto não foge da mente o tema Racismo! O nosso país, um dos maiores das Américas, foi o que recebeu o maior fluxo de africanos que foram escravizados do Séc. XVI ao XIX e trouxe uma gama de miscigenação em nosso país, correspondendo a cerca de 50% da população brasileira. O Brasil foi um dos últimos a abolir em sua total formalidade a escravidão o que quer dizer que os negros começaram a se inserir no cenário social brasileiro com o peso de seu passado de miséria.

O QUE É RACISMO?

     O racismo consiste numa teoria que defende a existência de características que podem diferenciar os homens por meio da detecção dessas. A origem do termo vem do latim “ratio”, que significa categoria, sorte ou espécie. A partir do século XVII essa palavra foi empregada com o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos.

     Foi a partir desse momento que a procura e identificação das diferenças entre os homens deixou de ser um simples exercício de classificação e identificação. A partir de então, a distinção racial serviu para que certos cientistas defendessem a idéia de que existiam raças “melhores” e “piores”. No século XVIII, as distinções raciais se limitavam à cor da pele, dividindo os grupos humanos entre as raças negra, branca e amarela.

    Certamente, foi nesse contexto de idéias que as teorias raciais de Adolf Hilter e do nazismo buscaram todo sua justificação. O ideário nazista considerava que os judeus, negros e ciganos deveriam ser isolados do território alemão para que a “raça ariana” pudesse manter sua hegemonia. Além disso, o apartheid (segregação racial) entre negros e brancos, ocorrido na África do Sul, poderia também ser considerado como um fruto direto das teorias racistas.
Fonte: Leia o texto completo aqui
dia-da-consciência-negra-e-racismo-zumbi-quilombo-frase


  O Racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. E consiste em crer que determinados grupos de pessoas são superiores a outras devido pertencer a uma etnia diferente, e se se diferenciam as raças com base em características físicas como a cor da pele, aspecto do cabelo, etc.
dia-da-consciencia-negra-racismo-quilombo-imagens-sobre-zumbi
     Hoje, mais do que nunca, já passou da hora da sociedade parar com essas idéias de pensar em diferenças, cores e raças... Agora é o momento de reflexão, de olharmos em volta e percebermos que existem uma quantidade enorme de "negros de pele branca" que se sentem na mesma situação.

 Devemos pensar no nosso próximo como seres humanos que possuem sentimento, família, carreira e uma vida social como qualquer pessoa deveria ter. Devemos analisar ainda, no âmbito do tema, a questão do Estatuto da Igualdade Racial, que discorre sobre as desigualdades raciais, discriminação racial, população negra, sem deixar de fora a inclusão dos negros em Universidades, que é uma luta de vários anos e que a UNE defende veementemente.

    Portanto, deixemos de lado as diferenças e passamos a ver e entender cada um como pessoa com papel importante na construção da identidade que cada um carrega seja na fala, gestos, modo de se vestir, ver ou sentir e é isso que forma a sociedade brasileira, que busca cada vez mais o fortalecimento e afirmação como potência mundial. 

"Nunca desvalorize ninguém.
Guarde cada pessoa perto do seu coração,
Porque um dia você pode acordar
E perceber que perdeu um diamante
     Enquanto estava muito ocupado
    colecionando pedras".


PORQUE CONSCIÊNCIA NEGRA?

      O Dia da Consciência Negra tem este nome porque no dia 20 de Novembro de 1695 morreu o líder do Quilombo dos Palmares – o Zumbi com 40 anos de idade. Este dia também recebe o nome de Dia Nacional de Zumbi. Desde então essa data é escolhida também como uma homenagem a esse líder que dedicou a sua vida em prol da escravatura na época do Brasil Colonial.

consciencia-negra-racismo-dia-da-consciencia-negra

    Zumbi dos Palmares foi morto por soldados da Coroa Portuguesa que cortaram sua cabeça e a levaram para uma praça pública a fim de desacreditar as pessoas que afirmavam que Zumbi era imortal. Os quilombos eram as regiões para onde os escravos conseguiam fugir e se proteger.

   Quilombo dos Palmares pertencia à capitania de Pernambuco e atualmente nessa região situa-se a cidade União dos Palmares em Alagoas.

Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 8º período e Estagiário do Banco do Brasil.

2 comentários:

Luciana disse...

Olá Nilton, e isso mesmo. Consciência negra não é coisa só para negros, mas sim para todos, negros, brancos e de todas as cores, pois antes de tudo somos iguais.
Iguais, semelhantes, esta é a consciência que todos devemos ter...

Nilton Silveira disse...

Luciana,
Muito obrigado por sua visita!!
E esse é o propósito, levar esse conceito à todos!!
Espero que siga e sempre acompanhe o blog!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets