quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Consciência Negra e o Racismo

consciencia-negra-combate-ao-racismo
   
     Em um contexto histórico, no dia 11 de novembro de 2011, através da Lei nº 12.519 foi instituído o dia em que se discorre sobre o tema Consciência Negra e o Racismo, através do Dia da Consciência Negra.
    Dia 20 de Novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra devido aos fatos ocorridos no passado no que diz respeito aos Quilombolas, e à morte do Zumbi dos Palmares, e nada mais é do que relembrar da resistência dos negros à escravidão exercida no Brasil em seus primórdios e trazer à tona a inserção dos mesmos cada vez mais na Sociedade Brasileira.

     Atrelado à este assunto não foge da mente o tema Racismo! O nosso país, um dos maiores das Américas, foi o que recebeu o maior fluxo de africanos que foram escravizados do Séc. XVI ao XIX e trouxe uma gama de miscigenação em nosso país, correspondendo a cerca de 50% da população brasileira. O Brasil foi um dos últimos a abolir em sua total formalidade a escravidão o que quer dizer que os negros começaram a se inserir no cenário social brasileiro com o peso de seu passado de miséria.

O QUE É RACISMO?

     O racismo consiste numa teoria que defende a existência de características que podem diferenciar os homens por meio da detecção dessas. A origem do termo vem do latim “ratio”, que significa categoria, sorte ou espécie. A partir do século XVII essa palavra foi empregada com o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos.

     Foi a partir desse momento que a procura e identificação das diferenças entre os homens deixou de ser um simples exercício de classificação e identificação. A partir de então, a distinção racial serviu para que certos cientistas defendessem a idéia de que existiam raças “melhores” e “piores”. No século XVIII, as distinções raciais se limitavam à cor da pele, dividindo os grupos humanos entre as raças negra, branca e amarela.

    Certamente, foi nesse contexto de idéias que as teorias raciais de Adolf Hilter e do nazismo buscaram todo sua justificação. O ideário nazista considerava que os judeus, negros e ciganos deveriam ser isolados do território alemão para que a “raça ariana” pudesse manter sua hegemonia. Além disso, o apartheid (segregação racial) entre negros e brancos, ocorrido na África do Sul, poderia também ser considerado como um fruto direto das teorias racistas.
Fonte: Leia o texto completo aqui
dia-da-consciência-negra-e-racismo-zumbi-quilombo-frase


  O Racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. E consiste em crer que determinados grupos de pessoas são superiores a outras devido pertencer a uma etnia diferente, e se se diferenciam as raças com base em características físicas como a cor da pele, aspecto do cabelo, etc.
dia-da-consciencia-negra-racismo-quilombo-imagens-sobre-zumbi
     Hoje, mais do que nunca, já passou da hora da sociedade parar com essas idéias de pensar em diferenças, cores e raças... Agora é o momento de reflexão, de olharmos em volta e percebermos que existem uma quantidade enorme de "negros de pele branca" que se sentem na mesma situação.

 Devemos pensar no nosso próximo como seres humanos que possuem sentimento, família, carreira e uma vida social como qualquer pessoa deveria ter. Devemos analisar ainda, no âmbito do tema, a questão do Estatuto da Igualdade Racial, que discorre sobre as desigualdades raciais, discriminação racial, população negra, sem deixar de fora a inclusão dos negros em Universidades, que é uma luta de vários anos e que a UNE defende veementemente.

    Portanto, deixemos de lado as diferenças e passamos a ver e entender cada um como pessoa com papel importante na construção da identidade que cada um carrega seja na fala, gestos, modo de se vestir, ver ou sentir e é isso que forma a sociedade brasileira, que busca cada vez mais o fortalecimento e afirmação como potência mundial. 

"Nunca desvalorize ninguém.
Guarde cada pessoa perto do seu coração,
Porque um dia você pode acordar
E perceber que perdeu um diamante
     Enquanto estava muito ocupado
    colecionando pedras".


PORQUE CONSCIÊNCIA NEGRA?

      O Dia da Consciência Negra tem este nome porque no dia 20 de Novembro de 1695 morreu o líder do Quilombo dos Palmares – o Zumbi com 40 anos de idade. Este dia também recebe o nome de Dia Nacional de Zumbi. Desde então essa data é escolhida também como uma homenagem a esse líder que dedicou a sua vida em prol da escravatura na época do Brasil Colonial.

consciencia-negra-racismo-dia-da-consciencia-negra

    Zumbi dos Palmares foi morto por soldados da Coroa Portuguesa que cortaram sua cabeça e a levaram para uma praça pública a fim de desacreditar as pessoas que afirmavam que Zumbi era imortal. Os quilombos eram as regiões para onde os escravos conseguiam fugir e se proteger.

   Quilombo dos Palmares pertencia à capitania de Pernambuco e atualmente nessa região situa-se a cidade União dos Palmares em Alagoas.

Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 8º período e Estagiário do Banco do Brasil.

3 comentários:

Luciana disse...

Olá Nilton, e isso mesmo. Consciência negra não é coisa só para negros, mas sim para todos, negros, brancos e de todas as cores, pois antes de tudo somos iguais.
Iguais, semelhantes, esta é a consciência que todos devemos ter...

Nilton Silveira disse...

Luciana,
Muito obrigado por sua visita!!
E esse é o propósito, levar esse conceito à todos!!
Espero que siga e sempre acompanhe o blog!

Rita de Cassía disse...

Seu blog é muito fofo parabéns amo ele, conheça o meu também:




Pesquisas relacionadas :

PROJETOS CONSCIÊNCIA NEGRA

Projetos dia da consciência negra

Projetos dia da consciência negra II


ATIVIDADES CONSCIÊNCIA NEGRA

Atividades consciência negra educação infantil

Atividades para o dia da consciência negra

Atividades consciência negra colorir

Atividades consciência negra colorir II


OUTROS

Dia da consciência negra resumo

Dia da consciência negra quadrinhos

Fotos do dia da consciência negra

Mural para o dia da consciência negra

Quem foi Zumbi dos Palmares 20 de novembro

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ofertas

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets