segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dicas para evitar Roubos em Bancos e Caixas Eletrônicos

181 - Disque Denúncia
     Atualmente vivemos em uma sociedade em que se prima pelo TER em detrimento do SER, os valores estão invertidos e cada vez mais somos pressionados contra a parede e obrigados a conviver com situações que sinceramente "nunca antes na história deste país" (guardando as devidas proporções) passamos por isso, principalmente no que diz respeito aos assaltos em caixas eletrônicos e saídas de bancos.
     O fato que me levou a escrever sobre o assunto não é porque convivo com isto no estágio que presto no Banco do Brasil em minha cidade, até porque estou com uma nova oferta e me propus a enfrentar o desafio, mas sim pelo fato de perceber que muitas pessoas ainda são muito ingênuas quando o assunto é segurança no momento do saque em um caixa eletrônico ou qualquer outra transação. Sendo assim resolvi repassar algumas dicas que foram desenvolvidas pela Polícia Civil, juntamente com o Banco do Brasil e a Polícia Militar e espero que sirva de alerta para as pessoas.

Dicas:
  • Cuidado com sua senha. Ela é pessoal e intransferível.
  • Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
  • Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes como senha de seu cartão magnético. Mantenha sigilo absoluto sobra a sua senha.
  • Quando necessitar de esclarecimentos recorra aos funcionários conhecidos ou identificados. Seu cartão e senha poderão ser utilizadas em transações ilícitas.
  • Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Se desconfiar que elas fazem passar por funcionários, avise a gerência da agência.
  • Evite conversar com pessoas estranhas dentro e fora do banco.
  • Não saque quantias elevadas. Prefiras transações bancárias TED e DOC.
  • Ao sacar dinheiro em banco evite colocá-lo no bolso de trás. Se possível distribua o volume de dinheiro por vários locais do vestuário.
  • Proteja bem seu dinheiro, cheques ou cartão na hora que for ao banco fazer depósitos.
  • Ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido. (Saidinha de Banco)
  • Se, ao sair do banco perceber que o pneu de seu carro está vazio, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então, providencie a troca pelo estepe. Você poderá estar evitando a ação dos ladrões que roubem sua pasta com dinheiro enquanto você troca o pneu. (Golpe da Furadinha)
  • Utilizar o cartão de débito para realizar pagamentos no comércio, em detimento do saque em dinheiro na agência.
  • Evite comentar em via pública que irá fazer alguma transação bancária, principalmente se for depósito ou saque.
  • Evite contar dinheiro em meio a tumultos, confira seu recebimento enquanto estiver no caixa, deixando separado o dinheiro que for utilizar.
  • Guarde o dinheiro sacado ainda dentro do banco. Use os bolsos INTERNOS da calça saia ou blusa ou em bolsas usadas à frente do corpo.
  • Cuidado com pessoas que lhe esbarram "acidentalmente" nas filas. Um dos golpes aplicados é justamente este -  o marginal observa você digitando sua senha e de posse de um cartão magnético idêntico ao seu, esbarra-lhe, fazendo com que o seu caia e educadamente a referida pessoa abaixa para apanhá-lo quando providencia a troca de cartões sem que você perceba.
  • Evite que pessoas visualizem volume de dinheiro quando fizer compras.
  • Evite passar em locais isolados ou de pouco movimentos, se possível, procure fazer caminhos diferentes dos habituais.
  • É importante memorizar o número de sua senha. Se precisar anotar o número, guarde o papel em local separado do cartão magnético e carteira de identidade e nunca fale a sua senha para pessoas estranhas.
Cuidados nunca são demais!!

  • É comum o marginal ficar no interior do banco fingindo ser cliente com o objetivo de furtar talões de cheques de pessoas distraídas, portanto, não os deixe encima de balcões ou mesas.
  • Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Caso tenha dúvidas ao fazer uso do terminal eletrônico no banco, procure um funcionário para orientá-lo(a) e que esteja devidamente credenciado.
  • Em hipótese alguma saia da agência contando dinheiro.
  • Quando sair do banco olhe sempre para todos os lados e verifique se você não está sendo seguido.
  • Proteja bem o dinheiro ou os cheques na hora que você for ao banco fazer depósito.
  • Evite frequentar sua agência bancária sempre nos mesmos horários e realizar os mesmos trajetos.
  • Pessoas idosas devem sempre estar acompanhadas na hora de receberem o valor da aposentadoria. Muitas acham que um rapaz educado e com supostas boas intenções não fará mal.
  • Qualquer sinal de anormalidade no interior de caixas eletrônicos ou agências bancárias, como pessoas nervosas, com atitude de total submissão diante de outras pessoas deve ser imediatamente comunicado à Polícia Militar através do 190.
  • Evite levar crianças ao banco. Em caso de violência elas ficam assustadas e podem deixar os assaltantes mais agitados e nervosos.
  • Exija que as pessoas atrás de você, na fila, observem os limites das faixas que garantem a privacidade do uso dos caixas eletrônicos. Se os limites não forem observados, pare a transação e avise o caixa.
  • Se houver necessidade de realizar saques no período noturno não se dirija sozinho ao caixa eletrônico.
  • Ao digitar sua senha coloque o corpo e uma das mãos bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
    Estas dicas a princípio parecem ser normais, mas fazem toda a diferença quando são levadas a sério,  seguidas e observadas pelo usuário no momento de suas transações bancárias do dia-a-dia. Um dos principais motivos para que nascesse este texto, foi que, hoje mesmo, ao sair do banco no qual sou estagiário, fui solicitado por uma senhora, que aparentemente era inocente e apenas precisava de ajuda, mas percebi que ela estava meio nervosa e um tanto quanto trêmula. Perguntei-lhe em quê eu poderia ser-lhe útil e ela gaguejou um pouco e me pediu que queria ajuda para sacar um benefício para aposentada, solicitei então se ela era a titular e ela novamente teve dificuldade em me responder. Perguntei se ela teria uma procuração, que é o documento que permite que uma pessoa autorizada faça alguma transação, e ela novamente me respondeu negativamente. Diante destes fatos, tive que solicitar àquela senhora que retornasse no outro dia em horário comercial (10:00 - 15:00 hs) com o documento em mãos ou então com a Titular da conta.
    O mais interessante do caso foi que a senhora não ficou nervosa e nem me retrucou, o que me fez crer que seria uma tentativa de fraude ou afins. O fato serve de lição para que estejamos mais atentos nos momentos de efetuarmos alguma transação. Espero ter ajudado!

Fonte: Polícia Militar, Polícia Civil e Banco do Brasil
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

9 comentários:

Regina Márcia Oliveira disse...

Boa noite meu caro amigo,
como sempre suas notícias são na maioria das vezes de utilidade pública.
Muito pertinente sua matéria. Meu amigo o que mais me preocupa são os idosos, eles não se lembram de seguir nada disso que vc citou. Não por discrença, porque nessa idade eles são ingênuos como as crianças. Vou com minha mãe todas às vezes que ela vai receber a aposentadoria.
Parabéns por mais um brilhante e útil texto.
Um abraço.
Regina Márcia

Dario Maynardes disse...

Excelente meu amigo!!!

Augusto Junior de Oliveira disse...

Eu tenho medo disso, ainda mais depois que sofri um assalto em BH. Não sei mas os bancos não nos passam nenhuma segurança. Ei eu tenho uma coisa pra você no meu blog ^^

claudiolpacheco@gmail.com disse...

Oi Nilton tb gostei de seu blog, e estou dufulgando seu blog no meu na Minha lista de blogs
Abs
Claudio Pacheco

Telma disse...

Olá Nilton, bela postagem.
Quanto mais chamarmos atenção das pessoas, menos riscos elas podem correr!
E por falar em segurança, postei uma matéria também muito importante falando sobre segurança nas construções e reformas. Passa lá no meu blog e me dá uma força. siga o link:
http://ambienteseideias.blogspot.com/2012/01/vamos-reformar-e-construir-com.html
Grande abraço,
Telma

Poeta Carlos Adriano Santos disse...

Olá Nilton! Muito obrigado pela gentileza!
Me inscrevi em seu blog também amigo!
Parabéns pelo excelente conteúdo!
Forte abraço...

Regina Márcia Oliveira disse...

Passei pra deixar um oi.Tenha uma sexta-feira abençoada.
Um abraço.
Regina Márcia
jeitinhomineiro.blospot.com

Anônimo disse...

how's things penseoamanha.blogspot.com admin discovered your website via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found website which offer to dramatically increase traffic to your site http://xrumerservice.org they claim they managed to get close to 1000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer best backlink service Take care. Jason

Nilton Silveira disse...

Amigos e companheiros,
Fico grato com a presença de vocês aqui no meu espaço...
Desejo que o fim de semana de cada um seja abençoado!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets