terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Piratas do Vale do Silício - O Surgimento de um Mito

Aplicação das 5 Forças de Michael Porter nas empresas Microsoft e Apple
Filme Os Piratas do Vale do Silício

O filme relata a história de uma nova era na evolução da área da tecnologia e tecnologia da informação. O filme é em terceira pessoa (narrado por um dos participantes do nascimento da “Era da informática”). É possível observar, no filme “Os Piratas do Vale do Silício”, desde a ideia de desenvolvimento de um novo conceito de produto e de estratégias até ao desenvolvimento de softwares super sofisticados e do nascimento de uma pequena empresa em uma garagem à um mito que se tornaria a maior empresa do mundo. Observamos o nascimento e o desenvolvimento de dois grandes ícones da estratégia mundial: Bill Gates e Steve Jobs e dois conceitos de empresas que se superaram pela insistência e grande capacidade de seus idealizadores, desenvolvedores e criadores: Microsoft e Apple, duas gigantes da informática.
Mas, de acordo com o filme, nem tudo são flores. O processo de desenvolvimento dessas organizações permeia por situações enfrentadas por muitos empreendedores que tentam levar adiante o projeto de uma nova empresa ou de um novo negócio. Dois rapazes com maneiras de viver totalmente diferentes, mas que tinha um único objetivo: se destacarem no desenvolvimento de novas tecnologias; enquanto Gates lutava para desenvolver um novo software para computador, Jobs tentava juntamente com Steve Wozniak criar um novo conceito em computadores pessoais. Assim como existe na atualidade, e creio que sempre vai existir, sempre teremos rivalidade e deslealdade, como houve entre as empresas no começo e também quando aproveitaram da ingenuidade das pequenas empresas com seus projetos.
Steve Jobs e Steve Wozniak representados no filme
Dentro do meio de atuação de uma empresa existem os ambientes organizacionais e são através destes ambientes que podemos fazer uma análise para identificarmos os riscos e oportunidades que o mercado tem a nos oferecer, tanto hoje como num futuro, próximo ou não. Através da análise dos mercados internos e externos podemos saber qual é o clima organizacional, melhorar o desempenho, planejarmos o futuro com as matrizes de análises e saber qual o melhor caminho a seguir diante das mudanças que os ambientes nos oferecem diariamente.
Porter, com suas 5 forças, vem nos mostrar qual deve ser o foco de nossa atuação no momento de desenvolvermos uma análise mais aprofundada: Rivalidade entre concorrentes, Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos clientes, Ameaça de novos entrantes e Ameaça de produtos substitutos. Segundo o que foi passado, o objetivo das Forças de Porter é buscaras melhores formas para aumentar o rendimento das empresas, através das análises de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças e saber como se proteger e se prevenir de eventuais acontecimentos que podem ocorrer no ambiente interno ou no externo como os fatores: econômicos, socioculturais, tecnológicos, globais, políticos, jurídicos e demográficos. Todos esses fatores, além dos internos, podem causar mudanças na estratégia de uma empresa.
Stephen Allen e Bill Gates: Criação da Microsoft
Na empresa em foco, a Microsoft, é possível observar a atuação dessas forças citadas por Porter em seus estudos. A ameaça de novos entrantes pode ser observada no momento em que Gates vê a ascendência da Apple de Jobs, mesmo esta sendo de ramo diferente do ramo da Microsoft, mas podemos observar ele tratou de cuidar de suas invenções para que não fosse copiada por seu concorrente. A Rivalidade entre concorrentes, creio que seja o fator mais visível no filme, pois mostra como dois gigantes da inteligência se confrontam entre si, onde o tempo todo um tenta desviar a atenção do outro tirando o foco de seu produto, mas era visível que, no momento, o produto de Gates tinha menos saída devido à diferença de produto e isso é um quesito importante neste item. Os Fornecedores são outros fatores importantes, pois à medida que sua produção vai aumentando, é necessário que haja novos fornecedores e que disponham de um custo mais acessível para que o impacto do custo sobre o preço final não seja tão discrepante em relação ao seu concorrente no mercado. Poder de barganha dos Clientes é a relação que existe entre a empresa e seus clientes no que diz respeito ao custo do produto em relação ao que o mesmo tem a oferecer, foi possível observar essa relação no filme quando o produto que Bill Gates oferecia era totalmente diferente do que Steve Jobs ofertava, mas o benefício que um software traria no momento para o hardware de Jobs era muito mais benéfico e era nesse momento que entrava os quesitos que fariam muita diferença como marca e preço e por fim, e que eu acho de grande relevância são a Ameaça dos Produtos Substitutos, que foram as novas criações da Apple que vinham substituindo os produtos já existentes e que ofereciam mais versatilidade do que os concorrentes, mas que tinham que ser analisado se o custo da mudança pelo preço oferecido para usar um novo produto valia a pena.
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

4 comentários:

• Ӗwerton Ľenildo. disse...

Que demais! Serio que ótima "matéria". Muito informativa, eu não sabia nem metade das informações desse post ;O haha
Eu quero ver esse filme, e logo haha :D

Valeu a dica, estou seguindo beleza?
Sucesso SEMPRE, hehe
Abração .


Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
papeldeumlivro.blogspot.com
@Papeldeumlivro

Nilton Silveira disse...

Valeu brother!!
Obrigado pela visita!!
Será um prazer te-lo por aqui!!
ABs

Blog Teia disse...

Olá Nilton
Post divulgado.
É sempre um prazer poder ajudar na divulgação de nossos amigos blogueiros,mas dessa vez preciso de sua ajuda.
Um post dizendo o que acha do trabalho do blog Teia e um link de indicação para que seus leitores possam acessar o Teia.Sei que não será muito trabalho para você, mas para nós fará toda a diferença!!!
Sei que posso contar com você que já consideramos um amigo e pode ficar tranquilo que isso só será pedido uma vez.
Até a próxima postagem.

Nilton Silveira disse...

Oi Letícia,
Obrigado pela visita e por dividir um conteúdo tão bom no seu blog!
Visitei e gostei!!
Grato por sua visita!!
Seja bem vinda sempre!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets