quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Recesso Parlamentar = Brasil Parado?

     No Brasil é assim: Qualquer coisa é motivo para que os políticos e a maioria dos parlamentares pararem suas atividades. Segundo o Portal da Câmara os parlamentares do Brasil seguem o calendário escolar, tendo, portanto, recesso no inverno e no verão, ou seja, em Julho, Dezembro e Janeiro.
     Em Julho, os senadores, deputados federais e grande parte dos parlamentares atuantes em municípios e estados brasileiros paralisam por causa das férias. E em Dezembro, normalmente, a partir do dia 23 entram em recesso novamente retornando às atividades somente no dia 1° de Fevereiro. Nada que tenha caráter deliberativo (Que necessite de uma decisão final) funciona, apenas rotinas de gabinetes.
     No caso de Ano Eleitoral, como é o caso de 2012, existe ainda o “Recesso Branco” em que os Excelentíssimos Senhores podem se ausentar do “trabalho” sem serem punidos. Então eles podem, neste caso, iniciarem o recesso em meados de Julho, para fazerem ou acompanharem campanhas políticas por todo o país e retornarem só Deus sabe quando...
Mas existem “regras”:
  • Não pode ultrapassar 55 dias, Coitados!
  • Como os trabalhadores comuns, os parlamentares recebem o salário normal e mais o terço de férias referente a um mês de salário. (Mesmo se for mais de uma vez ao ano!).
  • Pode ser cancelado caso haja Sessão Extraordinária.
  • Eles não recebem se forem convocados para Sessões Extraordinárias. (Até 2006 eles recebiam uma “colaboraçãozinha” de R$ 26.694,40, mas curiosamente, após 2006 quando uma emenda constitucional extinguiu a remuneração extra, NÃO HOUVE MAIS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS!).
     Agora Senhores, me respondam: As quantas andam o Brasil enquanto nossos parlamentares estão de Recesso!?
     Enquanto o trabalhador precisa dar um duro danado para obter o sustento com um mísero salário de    R$ 620,00, nossos Parlamentares estão curtindo férias!! Mas como ficam os processos? As comissões? As CPI’s? Narcotráfico, Apagão aéreo, Bingos, Judiciário!
     Ainda precisa mudar muita coisa em nosso país para que realmente possamos nos tornar uma potência de primeira grandeza! De nada adianta ser o 6° país mais rico do Mundo e com uma situação dessas! Nossos eleitores precisam urgentemente tomar uma posição que foquem na mudança e podemos começar já este ano em que iremos eleger nossos vereadores e prefeitos, pois é daí que nascem os próximos e futuros deputados, governadores, senadores e quem sabe presidentes e eleger alguém que realmente tenha um projeto de mudança e de melhoria deste quadro.
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

4 comentários:

Paloma Ferreira disse...

Enfim... estou te seguindo também. Desculpa a demora.
www.palomaferreiraoficial.blogspot.com

ELAINE disse...

Ôi! Parabéns! Teu blog continua cada vez melhor! Gosta de participar de Blogagens Coletivas? É uma ótima maneira de fazer muitas e novas amizades e também de divulgar o blog...Dá uma olhada nestes dois endereços e vê se te interessa...Eu tô participando!

http://www.voudeblog.com/

http://www.veramoraes.com.br/

Grande abraço e ótimo domingo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Nilton Silveira disse...

Paloma e Elaine!
Fico grato com a presença de vocês por aqui..
Obrigado pelas dicas!! vou ver sim!
Abs

Anônimo disse...

Precisamos realmente compreender todos os aspectos da democracia brasileira, de forma a avaliar as escolhas eleitorais e acompanhar o seu desempenho de forma fiscalizadora.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets