sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta-Feira 13: A História

Sexta-Feira 13: Histórias e Lendas
     Eis que chega o dia!!! Sexta-Feira 13!! Apenas mais uma dentre as várias que ainda virão ao longo dos anos, mas as significações que circundam de misticismo este dia não deixarão nunca de existir visto que foram plantadas há muitos e muitos séculos passados. Vou sintetizar as lendas que sobre a data e, segundo reza as histórias, como surgiu este mito!
     Pelo que pude observar pesquisando em vários sites sobre o tema, este mito advêm de duas histórias (ou estórias), ou lendas antigas:
A primeira parece explicar o estigma do número 13 e conta que houve um banquete em Valhalla, o palácio para onde íam os guerreiros mortos em batalha, para o qual foram convidadas 12 divindades. Loki, o deus do fogo, talvez o mais controverso do panteão nórdico, não foi convidado e, enciumado, apareceu sem ser chamado e armou uma cilada para Baldur, o deus do Sol ou da luz, o preferido de Odin, deus dos deuses. Deste relato surgiu a idéia de que ter 13 pessoas à mesa para um jantar era desgraça na certa.
A associação com a sexta-feira parece ter vindo da segunda lenda nórdica, que fala de Frigga ou Freya, a deusa escandinava da paixão e da fertilidade. Segundo a lenda, quando as tribos nórdicas e germânicas foram obrigadas a se converter ao cristianismo, as narrativas passaram a descrevê-la como uma bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se, então, que, para vingar-se, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entidades, para rogar pragas sobre os humanos. Isso era usado para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o diabo nessas culturas.”

Existem ainda histórias relacionadas com a morte de Jesus, que foi em uma sexta-feira e que na última ceia haviam 13 pessoas na mesa, que Judas teria sido o 13° e traidor e que causou a morte de Cristo.

Gato Preto: Simbolismo da Sexta-Feira 13
     Muitas pessoas levam a sério este assunto: Evitam viajar na sexta-feira 13, não usam o número em camarotes, prédios, quartos de hotéis e até mesmo evitam andar ou jantar na companhia de 13 pessoas, pois associam este fato ao azar. Há outras que se virem um gato preto, seja como ou onde for, sente como se seu dia fosse arruinado; passar debaixo de escadas, etc, etc... Mas temos um exemplo bem recente de que isto é muito relativo. O ex-treinador Mário Jorge Zagallo era fascinado pelo número 13, então fica no ar o questionamento: Será que isto não está apenas nas mentes das pessoas?
     Nós devemos ser o que pensamos ser e lutar por isso, fazer o que é certo diante de Deus e dos homens! O fato de ser sexta-feira ou de ser o dia 13 não fará diferença alguma se estivermos com nosso pensamento focado em coisas boas e em algo que realmente fará diferença em nossas vidas, como ajudar o próximo, praticar uma boa ação e deixar que estas “energias negativas” não sufoquem o belo dia deixado como dádiva pelo Criador!
Fontes: IG e Wikipédia
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

13 comentários:

Áurinha Martins disse...

Não acredito, nem desacredito, até gosto!!

bjokas!
www.aurinhamartins.blogspot.com
facebook/blogaurinhamartins

ELAINE disse...

Ôi Nilton! Passa lá no blog, que tem um mimo pra você, vem buscar! Bjo!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Monica Limeira disse...

Adorei essa lenda não conhecia...eu tô com o Zagallo, nasci no dia 13 e isso pra mim é um amuleto de sorte garantido...rsrs acabei de fazer uma top list pra curtir essa sexta-feira mítica...aparece lá pra conferir...e obrigada por seguir...
htt://alternativassonoras.blogspot.com/

Monica Limeira disse...

Ah.. to divulgando seu blog em http://blogturmadalim.blogspot.com...Grande abraço!!!

Fênix27 disse...

Olá,
O dia 13 para mim é como um outro qualquer.O negativo esta com o ser humano,como o bem e o mal, em qualquer dia e hora,depende de nós.Mas como tudo tem um data especifica,no qual aconteceram coisas ou sei lá o que, então o dia 12 também ganhou fama.
Adorei o seu post, vim conhecer o seu blog e já sou seguidora.
Felicidades.
http://wwwavivarcel.blogspot.com/

Nilton Silveira disse...

Aurinh, Mônica e Fenix,
Fico super contente com a visita de vocês! Obrigado por seguirem e divulgarem! Visitarei cada indicação!
Sejam sempre bem vindas!!
Obg

Nilton Silveira disse...

Olá Amiga Elaine!
Obrigado pelo Carinho!
Em breve quero exibi-lo por aqui!
Tudo de bom!
Seja sempre muito bem vinda!!
Bjim

Regina Márcia Oliveira disse...

Até que em fim alguém deu explicações com fundamentação a essa febre da sexta feira treze.
Gostei do que disse. Não importa o dia da semana ou o número do dia, o que vale são nossas atitudes
Bjos
Regina Márcia

cesar disse...

Acredito que a lenda está ligado ao fato dos cavaleiros templários terem sido executados nesta data

Rita disse...

Gostei de saber sobre o dia 13
que para mim é um dia como os
outros não sou supertíciosa,e
vim tbm desejar a vc um bom domingo
Abraços com carinho RITA!!

Augusto Guh pedagogo disse...

\o/ Adorei o post. Eu tenho uma admiração especial por deuses nordicos! A fraya tambem tem um papel importante na minha vida ( nao de crença, mas porque um pessoa que gostei muito me apresentou a figura dessa divindade)! Parabensss ^^ Estou seguindo por e-mail tambem, mas sempre posso vir aqui visitar e deisar meu comentario ^^

Nilton Silveira disse...

Cesar, Rita e "Guh"
Fico feliz que tenham gostado do post!
Procurei informações para que pudesse passar o real sentido da data!!
Obrigado pela visita!

Beth Muniz disse...

Oi querido,
Para ser sincera, pra mim é um dia como outro qualquer.
Só me lembro, quando me lembram...rsrsr
Mas, valeu!
Boa sexta e bom final de semana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ofertas

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets