domingo, 28 de outubro de 2012

Ordem Illuminati: Origem, Métodos e Influências

     "A Ordem dos Illuminati é muitas vezes no centro de debates sobre o impacto das sociedades secretas na história humana. Neste post vamos detalhar um pouco da Ordem Illuminati, veremos suas origens, métodos e influências, que são muitas por sinal, para dismistificar um pouco o tema.

É o Illuminati um mito ou ela realmente governa o mundo em secreto? 


     Como o número de pessoas fazendo essa pergunta tem crescido, fatos sobre a Ordem tornou-se diluído com equívocos e desinformação, fazendo uma pesquisa objetiva sobre o assunto difícil. 

     Este artigo tenta lançar alguma luz baseada em fatos sobre a Ordem dos Illuminati, revendo alguns dos documentos mais importantes sobre o assunto.

ordem illuminati, origem, métodos e influencias





















     O mundo "Illuminati" é usado bastante livremente para descrever o grupo de elite que está secretamente controlando o mundo. A maioria tem uma idéia geral do significado do termo, mas estão confusos sobre os conceitos e as idéias relacionadas a ele. É Illuminati a mesma coisa que a Maçonaria? Quais são seus objetivos? Quais são suas crenças? Por que eles agem em segredo? Será que eles praticam ocultismo? Tentar pesquisar o assunto objetivamente pode se tornar uma tarefa árdua, copois mo a maioria das fontes acabam sendo ambos pedaços de desinformação e desprezo que negam (e até mesmo ridicularizam) qualquer assunto relacionado aos Illuminati, ou, no outro extremo do espectro, difundem mal informadamente o medo em rumores e mal-entendidos. Em ambos os casos, o pesquisador acaba com o mesmo resultado: uma versão distorcida da verdade.

Considerando que as sociedades secretasdevem ser, por definição, secreta, e que a história é muitas vezes reescrita por aqueles no poder, obtendo a verdade imparcial sobre o Illuminati é um desafio. Este artigo não pretende "revelar" ou "expor" tudo o que está a ser conhecido sobre o Illuminati, mas sim tentativas de desenhar um quadro mais preciso da Ordem, citando autores que têm estudado extensivamente o assunto. Se eles são, no final, críticos ou defensores dos Illuminati, esses autores baseiam seus pensamentos em fatos credíveis. Alguns dos documentos mais interessantes sobre o Illuminati foram escritos por iniciados de sociedades secretas como eles entenderam a corrente filosófica e espiritual dirigindo o movimento para a frente. Usando essas obras, vamos olhar para as origens, os métodos e os impactos da Illuminati na história do mundo.

Tipos de Sociedades Secretas

Embora vários grupos se chamassem "Illuminati" no passado, o mais influente e memorável deles foi os Illuminati da Baviera. Fundada em 01 maio de 1776, a organização criada por Adam Weishaupt turva a linha entre o "espiritual" e "político" das Sociedades Secretas. Ao misturar as ciências ocultas da Maçonaria e Rosacrucianismo, e enquanto conspirando para atingir objetivos políticos precisos, os Illuminati se tornou um ator no cenário mundial. Enquanto a maioria das sociedades secretas daquele tempo serviam pessoas ricas e seu fascínio com o ocultismo, os Illuminati da Baviera procuraram ativamente mudar profundamente o mundo.

Sociedades Secretas têm existido durante todo o curso da história, cada uma delas com objetivos diferentes e com diferentes papéis na sociedade. Enquanto as escolas de mistério egípcias faziam parte da instituição egípcia, outros grupos eram secretos, devido à seus objetivos subversivos e conspiratórios. Essas duas citações seguinte, escritas por duas personalidades políticas famosas, descreve essas visões opostas sobre Sociedades Secretas:

"Será que Zanoni pertence a essa Fraternidade mística, que, em uma idade mais precoce, considerava os herdeiros de tudo que o que os caldeus, os Magos, o Gimnosofistas, e os platônicos tinha ensinado, e que diferiam de todos os Filhos mais escuro da magia na virtude de suas vidas, na pureza de suas doutrinas, e sua insistência, como a fundação de toda a sabedoria, sobre a subjugação dos sentidos, e a intensidade da fé religiosa? "
- Sir Edward Bulwer Lytton, 18841

"Os governos dos dias de hoje têm que lidar não apenas com outros governos, com imperadores, reis e ministros, mas também com as sociedades secretas que têm toda a parte de seus agentes sem escrúpulos, e pode, no último momento parar todos os planos dos governos".
- Primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli, 1876

Estas citações descrevem diferentes domínios de influência das Sociedades Secretas. O primeiro refere-se ao lado espiritual, enquanto o segundo descreve o lado político. Nem todas as sociedades secretas habitam no espiritual e nem todas elas se envolvem em maquinações políticas. Os Illuminati da Baviera oeravam em ambos os reinos.

"Irmandades espirituais são destinadas à Sabedoria, guiando a humanidade em direção ao reino do Infinito; irmandades Políticas [são compostas] de buscadores de poder que escondem sua agenda manipuladora na escuridão. (...)

Todas as sociedades secretas compartilham certos temas fundamentais. A associação é restrita àqueles que têm um interesse permanente no assunto. Assim, um grupo espiritual irá atrair pessoas que buscam mais conhecimento de um professor particular ou tipo de prática. O aluno está ciente do assunto com antecedência e se aproximará do grupo para outras instruções. Mais raramente, um indivíduo pode ser "aproveitado" pelo grupo por causa de uma afinidade percebida a sua finalidade a esse propósito.

Em uma sociedade política secreta, a adesão é restrita para aqueles que compartilham uma afinidade ideológica com os objetivos que o grupo representa. No final mais distante do espectro político, a missão será a revolução. Tal sociedade irá a grandes distâncias para se defender. (...)

Os Illuminati são percebidos por muitos como abrangendo o abismo entre o espiritual e a sociedade política secreta. Muitas vezes responsabilizado (ou culpado) por influenciar a Revolução Francesa em 1787, os Illuminati ensinou uma doutrina de libertação social e política que dependia da igualdade do homem, o abraço do racionalismo, e a negação da coroa e da igreja como as instituições legítimas para o regulamentação de valores sociais e morais. (...) Enquanto os pontos de vista dos Illuminati possam soar bastante avançado para a época, as revoluções europeias que se acredita que eles incentivaram degenerou em banhos de sangue brutais, cuja singular falta de compasso moral foi terrível. "2

Enquanto alguns acreditam que Adam Weishaupt foi o mentor único dos Illuminati e que sua organização passou para a glória e morreu em menos de 12 anos, a maioria dos pesquisadores iniciados em ocultismo acreditam que os Illuminati da Baviera foi a rara aparição de uma antiga irmandade que poderia ser rastreada de volta ao Templários da Idade Média.

Manly P. Hall, maçom de Grau 33 e autor prolífico, descrito em seu panfleto "Orders Maçônica da Fraternidade" um "império invisível" que tem sido silenciosamente trabalhado durante séculos para a mudança social. Periodicamente se tornou visível ao longo da História, através de diferentes organizações que tinham nomes diferentes. Segundo ele, esses grupos têm um grande impacto sobre a sociedade ainda em silêncio, até mesmo o de transformar o sistema educacional para formar as futuras gerações.

"A descendência direta do programa essencial das escolas esotéricas foi confiada a grupos já bem condicionados para o trabalho. As guildas, sindicatos, e outras sociedades protetoras e benevolentes tinham sido fortalecidos internamente pela introdução de uma nova aprendizagem. O avanço do plano exigia o alargamento das fronteiras do filosófico exagerar. A Fraternidade Mundial era necessário, sustentada por um programa amplo e profundo da educação de acordo com o "método". Tal Fraternidade não poderia incluir imediatamente todos os homens, mas poderia unir as atividades de certos tipos de homens, independentemente de suas crenças raciais ou religiosas ou as nações em que habitava. Esses foram os homens de "direção", os filhos de amanhã, cujo símbolo era um sol escaldante erguendo-se sobre as montanhas do leste. (...)

Era inevitável que as Ordens da Fraternidade devam patrocinar a educação mundial. (...) O programa incluia uma expansão sistemática das instituições existentes e o alargamento da sua esfera de influência.

Lentamente, as Ordens de Reforma Universal desapareceram da atenção pública, e em seus lugares surgiram as Ordens da Fraternidade Mundial. Todo o possível foi feito para evitar as transições de ser óbvio. Até mesmo a história foi falsificada para fazer certas sequências de atividade irreconhecíveis. A mudança de ênfase nunca deu a impressão de aspereza, e o movimento apareceu como uma aurora da consciência social. As pistas mais óbvias para a atividade secreta ter sido o silêncio prevalecente sobre a origem e a impossibilidade de apresentação das lacunas nos registros das Ordens fraternais do século XVII e do século XVIII (...)

Ordens da Fraternidade foram anexados por fios finos e quase invisíveis para o projeto pai. ComoEscolas de Mistérios anteriores , essas Fraternidades não eram em si mesmos encarnações reais das associações esotéricas, mas sim instrumentos para o avanço de certos objetivos do plano divino." 3

Aqui, Hall menciona um "silêncio" e falta de informação sobre o funcionamento das Sociedades Secretas durante o século 17 e 18, época durante a qual os Illuminati da Baviera estavam ativo. É durante este período de tempo que as sociedades secretas tomaram medidas, causando revoluções, derrubando poderes Monárquicos e Papais e tomando conta do sistema bancário. Foi a Bavarian Illuminati parte do Império Invisível descrito por Hall? Está hoje ainda ativo? Vamos primeiro olhar em Adam Weishaupt e sua Sociedade Secreta infame.

Adam Weishaupt, Treinado Pelos Jesuítas


Adam Weishaupt nasceu em Ingolstadt, Baviera em 06 de fevereiro de 1748. Seu pai morreu quando ele tinha sete anos e seu padrinho, o Barão Ickstatt, confiou a sua educação cedo para o grupo mais poderoso da época: os jesuítas. Conhecido por seus métodos subversivos e tendências conspiratórias, a Companhia de Jesus tinha uma fortaleza na política da Baviera e do sistema educacional.

"O grau de poder para que os representantes da Companhia de Jesus tinha sido capaz de atingir na Baviera era tudo menos absoluto. Membros da ordem eram os confessores e preceptores dos eleitores, daí eles tiveram uma influência direta sobre as políticas de governo. A censura da religião tinha caído em suas mãos ansiosas, na medida em que algumas das freguesias ainda foram obrigadas a reconhecer a sua autoridade e poder. Para exterminar toda a influência protestante e para tornar o estabelecimento completamente Católico, eles tinham tomado posse dos instrumentos de ensino público. Foi pelos jesuítas que a maioria das faculdades da Baviera foram fundadas, e por quem elas eram controladas. Foi por eles também que as escolas secundárias do país foram instituídas. "4

O funcionamento interno da Companhia de Jesus foi bastante semelhante à Irmandade oculta que estava aparentemente trabalhando contra. Funcionou com graus, ritos de iniciação, elaborados rituais e símbolos esotéricos e havia sido suprimido inúmeras vezes em vários países devido à sua tendência subversiva.

Em 1773, o padrinho de Weishaupt usou sua grande influência na Universidade de Ingolstadt para colocar seu afilhado como o cadeira de Direito Canônico. Naquela época, a instituição estava sob dominação jesuítica pesada e aquela posição particular era tradicionalmente realizada pelos jesuítas influentes. O crescente abraço de Weishaupt em filosofias da Era da Iluminação colocou em conflito com os jesuítas e todos os tipos de dramas políticos se seguiram. Apesar disso, Weishaupt aprendeu muito com a organização dos jesuítas e seus métodos de subversão para a obtenção de energia. É nessa época que a idéia de uma Sociedade Secreta começou a entrar nos pensamentos de Weishaupt.

"Brilhante, e bem treinado nos métodos conspiratórios de acesso ao poder, o jovem Weishaupt  decidiu organizar um corpo de conspiradores, determinado a libertar o mundo da regra jesuítica de Roma." 5

Enquanto alguns autores acreditam que os jesuítas (que foram reprimidos por bula papal em 1773) usou Weishaupt para perpetuar o seu domínio, outros afirmam que ele estava tentando derrubar seu domínio poderoso sobre Baviera. Numa escala mais ampla, ele estava convencido de que o mundo iria lucrar com a derrubada de todas as instituições governamentais e religiosas no mundo para substituí-los por um comitê mundial, ainda secreto , de "iniciados". Para alcançar seus objetivos, ele usaria métodos jesuítas contra os jesuítas.

Enquanto Weishaupt prosseguiu com seus estudos, ele também tornou-se conhecedor dos mistérios ocultos e hermetismo. Ele reconheceu o poder de atração deste conhecimento misterioso e entendeu que as lojas maçônicas seriam o local ideal para propagar suas opiniões. Ele procurou, portantoEle reconheceu o poder de atração deste conhecimento misterioso e entendeu que as lojas maçônicas seriam o local ideal para propagar suas opiniões. Ele procurou, portanto, se tornar um maçom, mas ficou rapidamente desencantado com a idéia.

"Sua imaginação tendo tomado o calor de suas reflexões sobre o poder de atração dos mistérios de Elêusis e da influência exercida pelo culto secreto dos Pitagóricos, foi primeiro no pensamento de Weishaupt a procurar nas instituições maçônicas da época a oportunidade que cobiçava para a propagação de suas idéias. Dessa intenção original, porém, ele logo se desviou, em parte por causa da dificuldade que tinha para comandar fundos suficientes para ganhar a admissão a uma loja de maçons, em parte porque seu estudo de tais livros maçônicos como chegou às suas mãos o persuadiu que os "mistérios" da Maçonaria foram muito pueris e muito facilmente acessível ao público em geral para torná-los de valor". 6

Weishaupt logo percebeu que, para atingir seus objetivos, seria necessário para ele criar seu próprio grupo secreto, composto por indivíduos poderosos que abraçaria suas opiniões e o ajudaria a propagá-los.

"Ele considerou necessário, portanto, lançar-se em linhas independentes. Ele formou uma organização secreta modelo, composta por "escolas de sabedoria", escondida do olhar do mundo atrás de paredes de reclusão e mistério, onde as verdades que a insensatez e o egoísmo dos sacerdotes baniram das cadeiras públicas de educação pudessem ser ensinadas  com perfeita liberdade para os jovens suscetíveis. "7

O objetivo da organização de Weishaupt era simples mas monumental: derrubar todas as instituições políticas e religiosas, a fim de substituí-la por um grupo de iniciados Illuminati. Segundo ele "a felicidade universal completa e rápida poderia ser alcançada pela eliminação da classificação, hierarquia e riquezas. Príncipes e nações desapareceriam, sem violência a partir da terra, a raça humana vai se tornar uma família, o mundo será a morada dos homens razoáveis ​​". Em 01 de maio de 1776, a Ordem dos Illuminati foi fundada.

Os Illuminati da Baviera

Os Illuminati de Weishaupt começou humildemente com apenas cinco membros, mas depois de alguns anos e com conexões poderosas, a Ordem tornou-se uma grande força política em todo o mundo. Decisores influentes, industriais ricos, poderosos nobres e ocultistas misteriosos entraram para a Ordem e participaram de seus objetivos conspiratórios. Alguns historiadores afirmam que a ascensão rápida da Ordem para o sucesso foi devido a um encontro secreto entre Weishaupt e uma figura misteriosa chamada Cagliostro, o ocultista mais poderoso da época.

"Em Ingolsstadt, Cagliostro, acredita-se que conheceu Adam Weishaupt, professor de filosofia e direito canônico na universidade, que em 1776, fundou a seita dos Illuminati. Chamando-se herdeiros dos Cavaleiros Templários, eles declararam seu interesse em utilizar a intervenção celestial como obtida por Cagliostro para a promoção de um programa de reforma religiosa no mundo, mas uma mais radical do que a de Cagliostro, "comprometido em vingar a morte dos Templários Grand Master Molay reduzindo a pó a tríplice coroa dos papas e eliminação do último dos reis Capeto ".

Cagliostro obrigou, e descreveu em detalhes proféticos a decapitação de Luís XVI, um evento que dificilmente se poderia prever naquele tempo como qualquer coisa, mas improvável. "8

Os Illuminati da Baviera foram originalmente compostos por três séries primárias: Minerval Novice, e Minerval Iluminado. Cada série foi concebida para atingir objetivos específicos, garantindo simultaneamente o controle completo e domínio para o ápice da pirâmide. Aqui está uma breve olhada em cada série."
1.Sir Edward Bulwer Lytton, Zanoni
2.James Wasserman, as tradições Mistério
3.Manly P. Hall, Masonic Orders da Fraternidade
4.Vernon L. Stauffer, The Illuminati europeus
5. Peter Tomkins, The Magic of Obeliscos
6. Stauffer, op. Cit.
7. Ibid.
8. Tompkins, op. cit.

Fonte: Danizudo by: Secret Arcana
Continua.....


Postado por: Nilton Silveira

Um comentário:

Anônimo disse...

olá.

Independente da nomenclatura, é fato o mundo estar nas mãos do mal, assim sendo há alguma força que o controla (seja illuminati, maçon etc).

Porém há algo acontecendo, eles estão com medo, muito medo. Prestem atenção e verão, e entenderão doque estou falando.
Paz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets