sábado, 17 de dezembro de 2011

Discalculia: Doença que atrapalha o aprendizado de Matemática

Discalculia é um transtorno neurológico que dificulta o aprendizado de matemática. Às vezes observamos várias crianças, ou até mesmo adultos que não conseguem assimilar pequenos cálculos matemáticos ou compreender “probleminhas” simples. Na maioria das vezes associamos este fato como deficiência intelectual, ou ao meio em que se vive ou até mesmo os ambientes familiares e da escola. Mas não é bem assim!
Muitas crianças (e adultos) têm pavor de Matemática
É bom pensar um pouco antes de apontar o dedo para seu filho e dizer que ele está com preguiça ou outro fator, pelo fato de ele não conseguir resolver, como eu disse antes, problemas simples de matemática, como somar, subtrair ou multiplicar. Ele pode sofrer como 6% da população de todo mundo, desta doença chamada Discalculia.
Esta doença normalmente atinge alguns campos importantes e que influencia diretamente na realização de operações matemáticas:

  • A compreensão dos fatos numéricos: atinge as mais simples “continhas” como somar, diminuir, multiplicar e dividir;
  • Realização de cálculos matemáticos: já diz respeito às divisões de números maiores e soma de frações, por exemplo, e,
  • A semântica (o texto): dificuldade para entender o que o texto do problema quer dizer.
       Para que esta doença seja diagnosticada, os especialistas no assunto afirmam que é necessário um acompanhamento dos profissionais da Neurologia, Neuropsicologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, pois atingem os diversos aspectos da criança ou qualquer pessoa, como: mentais, audiovisuais e de compreensão.
Pense o Amanhã

     Desde já gostaria de desejar a todos um Feliz Natal cheio de muita paz e alegria e que o ano novo lhes traga um 2012 com muitas realizações e muito Sucesso a todos!!

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets