quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gás Natural: Reserva Gigante em Minas Gerais

     Morada Nova de Minas é uma pacata cidade situada na região central de 
Minas Gerais e próximo à BR 040, cercada pelas águas da Represa de Três Marias parecia
ter seu destino já traçado a ser pra sempre aquela monotonia e sem nada especial para mudar sua rotina.
Pça. Agenor Soares dos Santos
Morada Nova de Minas
     Mas não foi bem assim, foi encontrada na região uma reserva gigante de gás que podem ser igual à metade de todo o gás já encontrado em todo o território nacional e capaz de mudar a vida da cidade, das regiões circunvizinhas e porque não dizer de todo o estado de Minas Gerais.
     Segundo a "Orteng, uma empresa privada que vem procurando gás na região há mais de dois anos em parceria com o governo mineiro, diz ter encontrado algo entre 175 bilhões e 195 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que permitiria uma extração diária de cerca de 6 milhões de metros cúbicos pelos próximos 25 anos. Na prática isso significa que, se as previsões da companhia estiverem certas, apenas de um poço será possível extrair 20% do que o Brasil importa da Bolívia todos os dias para abastecer indústrias, usinas térmicas de energia, lares e carros país afora."
     De acordo com as pesquisas realizadas em todas as regiões do estado de Minas Gerais, a área que abrange desde a região central até à divisa de Goiás e da Bahia, existem vários focos de gás no perímetro conhecido como a Bacia do São Francisco. Em algumas localidades, como Buritizeiro, existem relatos de moradores locais de que já viram gás saindo do chão ou mesmo das águas.

Brasilândia de Minas - Visão aérea
Há indícios ainda de que já "foram encontrados indicativos de concentrações volumosas de gás em outras duas cidades do Norte do Estado – Brasilândia de Minas e Corinto. A expectativa do governo de Minas Gerais é de que os investimentos apenas em prospecção passem dos R$ 1,2 bilhão nos próximos anos." E existem perspectivas de instalações de grandes empresas nessas regiões como empresas brasileiras e estrangeiras, entre elas as gigantes Petrobrás, Shell e Vale, estão perfurando ou se preparando para perfurar poços de exploração em meia dúzia de municípios mineiros.

      Eu, como fruto dessa região, fico muito feliz e honrado de fazer parte deste grande negócio. Negócio este que já trás novas perspectivas para as localidades inseridas neste contexto. Deixo aqui meu conselho aos jovens e pessoas interessadas em usufruir desta nova ideia de se inserir neste novo mercado que se descortina para nós: Vamos nos preparar e se qualificar, pois quando as oportunidades bater à nossa porta estejamos prontos!!
Pense o Amanhã

Fonte


Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

3 comentários:

Arlequins Grupo de Teatro disse...

Parabéns pelo blog, bastante interessante.
Obrigado pelo carinho da visita ao nosso blog.
Abraços
geracaoai5.blogspot.com

Willians Barbosa disse...

Parabéns pelo seu trabalho nesse blog,
é interessante e muito bem formulado !

Nilton Silveira disse...

Grupo Arlequins e Willians Barbosa,
Obrigado pelo carinho e pela visita, obrigado pelos elogios!
Faço sempre pensando no leitor!
Abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets