quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Descaso com a Lei Seca = Aumento das Multas

aumento-do-valor-das-multas-infração-de-transito
        O que sempre assistimos no Brasil é a impunidade. Quando vemos O Descaso com a Lei Seca automaticamente teremos aumento das Multas por infração de trânsito. Esta é a nossa realidade.

     A “Lei Seca” “Lei 11.705” foi sancionada em 19 de junho de 2008, modificando o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe o consumo de quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção”, mas a cada ano assistimos o descaso dos motoristas em relação à Lei, visto que o percentual de carteiras apreendidas e o número de multas sempre aumenta.

Você poderá gostar de:

     Segundo dados do Detran-MG o número de carteiras suspensas aumentou mais de 60% em 2011 relacionado ao mesmo período em 2010 e a grande maioria é por motivo de embriaguez ao volante. De acordo com delegada do Detran-MG o aumento se deve ao fato do aumento da fiscalização através de mutirões feitos para condutores entregarem CNH’s suspensas e em 65% dos casos os condutores convocados tinham sido pegos dirigindo depois de beber.

     Mas a Lei, como em todos os lugares no Brasil, é muito lenta e o condutor que ultrapasse o limite de 20 pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), antes de perder temporariamente o direito de dirigir, o motorista infrator responde a um processo administrativo que é gerado automaticamente após os 20 pontos e tem até 3 chances de defesa. Primeiro o infrator é intimado e presta depoimento e o Detran avalia se arquiva ou não o processo. Segundo, o motorista tem direito de defesa junto à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), sendo que este período pode chegar a seis meses. E por último, pode haver o recurso perante o Conselho Estadual de Trânsito, que absolve ou suspende o direito de dirigir, sendo que no caso de embriaguez ao volante esse período é de até um ano e o infrator tendo que fazer um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores autorizado pelo Detran.

     Em 2010 o número de carteiras suspensas apenas em BH foi de 4,8 mil e chegando a 7,8 mil em 2011, um aumento absurdo de 62%, sendo que 65% destas carteiras foram suspensas pelo motivo de embriaguez e é devido a isto que temos tantas multas como poderemos ver no ranking abaixo.
     As multas no estado de Minas Gerais aumentaram mais do que a quantidade de novos condutores habilitados com um número de 3.008.048 multas em 2011 e 2.783.847 multas em 2010 a porcentagem de aumento de um ano para o outro foi de 8% sendo que o aumento do número de novos habilitados no estado foi de 7% saltando de 4.755.658 para 5.091.702. Os números das multas mostram que mais de 50% dos condutores praticaram irregularidades no trânsito.

Ranking de Irregularidades: As 10 Multas mais aplicadas em Minas Gerais em 2011

Pos.
Multa/Irregularidades
Qtde.
1
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%
766.938
2
Dirigir falando ao celular
256.023
3
Deixar de registrar o veículo em 30 dias
192.724
4
Avançar sinal vermelho do semáforo
188.790
5
Estacionar em desacordo com a regulam. de estacionamento rotativo
143.342
6
Dirigir sem CNH ou permissão
109.574
7
Dirigir sem cinto de segurança
92.665
8
Estacionar em vaga de carga e descarga
83.443
9
Estacionar em horários e locais proibidos
83.231
10
Conduzir veículo sem licenciamento
80.019

Multas em 2011 no Estado de Minas
2.783.843

Fonte: Detran-MG e EM

Se for dirigir não Beba, Mas se beber, use este transporte
Lei-seca-aumento-do-valor-das-multas-de-transito
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

5 comentários:

Regina Márcia Oliveira disse...

as leis são assim devemos sempre nos lembrar delas. Caso contrário cai no esquecimento.
Muito boa sua explanação a cerca do assunto.

• Ӗwerton Ľenildo. disse...

É tão ruim quando o brasileiro desrespeita as leis de trânsito e causa delitos por estar bêbado neh?
É muita irresponsabilidade. Tomara que esses dados ruins, nesse ano de 2012 baixe consideravelmente. Porque as estradas que deveriam ser um local seguro, são a cada dia mais um palco da morte. Infelizmente.
Adorei o texto, e os dados. Parabéns pelo post, abração.


Ewerton Lenildo – Academia de Leitura
papeldeumlivro.blogspot.com
@Papeldeumlivro

ELAINE disse...

Ôi amigo! Concordo! Eu acho que não existe punição que seja severa o suficiente pra que o infrator fique com medo e não queira mais dirigir embriagado. Tirando fora a seriedade, não aguentei, carro "Trans Bêbado"! Dei boas gargalhadas! Ótimo sábado! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito bom seu texto falando sobre esse tema . Penso que enquanto as pessoas ainda dirigirem após ter ingerido bebida alcoolica seremos um pais empobrecido em sua educação e ética Teresa Zogaib
http//falandosobrecomportamento.blogspot.com

Nilton Silveira disse...

Caros amigos,
temos sempre que fazer nossa parte na conscientização da população. Não queremos estes recordes na nossa sociedade. Obrigado pela presença!
Abraços
ótimo dia!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets