domingo, 30 de setembro de 2012

Faleceu Pr. Anselmo Silvestre aos 96 anos


Faleceu esta noite o Pr. Anselmo Silvestre, aos 96 anos de idade. Ele deixou um legado de grandes conquista por todo o mundo e por onde passou ao longo de seus 73 anos à frente das Assembleias de Deus em Minas Gerais.

"Pastor Anselmo Silvestre - Patrimônio do Centenário

O Pastor Anselmo Silvestre, aos 95 anos de idade, é um dos pilares do movimento pentecostal no Brasil, razão que faz dele um patrimônio das Assembleias de Deus. São 73 anos de pastorado, 52 dos quais como Presidente da AD mineira. Desde o falecimento do missionário sueco - Pr. Algot Svenson, no ano de 1939, que o Pr. Anselmo Silvestre vem liderando esse grande rebanho, num dos mais importantes estados da nação.

As experiências agregadas ao longo desses anos todos faz dele um arquivo vivo do Centenário, especialmente por ter convivido de perto com a maior parte dos pioneiros do movimento pentecostal, inclusive Daniel Berg, que por muitas vezes hospedou em sua casa. Por cinco mandatos consecutivos, foi Vice-Presidente da CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Também é o Presidente da COMADEMG - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de Minas Gerais, desde a sua fundação. Atualmente, é o Presidente de Honra da AD Belo Horizonte, desde dezembro de 2009, quando passou a liderança ao seu neto, Pr. Moisés Silvestre Leal.

No ano do Centenário, louvamos a Deus pela vida quase centenária deste homem honrado, admirado, amado e respeitado em todo o Brasil; uma vida marcada pela dedicação e empenho na obra de Deus e na expansão da denominação. Como ele próprio sempre diz, atravessando carvoeiras, valados e barrancas de rios, muitas vezes caminhando cem quilômetros a pé para levar a Ceia do Senhor a uma pessoa, tendo nisso grande gozo e alegria. Passados tantos anos, o Pr. Anselmo pode se alegrar em Deus por ver que o trabalho que recebeu com apenas 3 mil membros hoje conta com quase 100 mil, somente na região metropolitana de Belo Horizonte.

A Deus toda honra e toda glória! Ao Pr. Anselmo, o mais profundo respeito e admiração de toda a membresia e ministério da Assembleia de Deus - Belo Horizonte.

Por Pr. Adolfo Pereira"
Fonte

Biografia do Pr. Anselmo Silvestre

Pastor Presidente de Honra das Assembléias de Deus em Minas Gerais.
Nasceu em 1º de junho de 1916, em Sabinópolis Gerais (MG).
Casou-se com Bernarda, com quem teve oito filhos: Ruth, Jeremias, Isaías, Noemi. Ezequias, Sulamita, Oséias e Judith. Converteu-se ao evangelho em maio de 1939, em Belo Horizonte (MG), por ocasião da cura de sua esposa.
Em dezembro de 1939, foi batizado nas águas, pelo missionário sueco Algot Svensson, então pastor da Assembléia de Deus de Belo Horizonte, tendo já recebido o batismo com o Espírito Santo. Sua primeira atuação na igreja foi como porteiro no antigo templo da Assembléia de Deus de Belo Horizonte, no bairro Padre Eustáquio (Rua Uberlândia 620), quando ao participar, pela primeira vez, da Ceia, o pastor Algot declarou à igreja : “Precisamos de um bom porteiro. O senhor, como se chama?” Uma pessoa que estava ao seu lado adiantou: “Anselmo Silvestre, ele foi batizado ontem”. Então o pastor Algot prosseguiu: “O irmão quer se levantar para que a igreja o conheça? Aceita o cargo de porteiro?” Anselmo aceitou e começou imediatamente a trabalhar, ficando nesse cargo durante um ano, sendo o primeiro a chegar e o último a sair da igreja.
Em 1940, foi separado para trabalhar como diácono. Naquela época, a Assembléia de Deus em Belo Horizonte possuía cerca de trezentos membros em toda capital. Havia poucos obreiros. Então, mesmo como diácono, Anselmo desenvolvia intenso trabalho evangelístico e pastoral no interior do Estado, em cidades designadas pelo missionário Svensson, tais como Corinto, Curvelo, Pirapora, Montes Claros e outras. Muitas vezes, essas viagens eram custeadas por Anselmo, que, na época, trabalhava na empresa de Estrada de Ferro Central do Brasil. Quando estava para ser promovido, e passaria a ganhar o salário de três contos de réis, foi chamado para trabalhar em tempo integral na igreja, ganhando bem menos. Em 1945, foi consagrado a evangelista, e em 1950, ao ministério pastoral.
Pastor Anselmo Silvestre foi um grande auxiliar do missionário Svensson durante a construção do templo da Rua São Paulo, 1341, no centro da capital Mineira, inaugurado em 13 de maio de 1956.

Pr. Anselmo em alguns momentos de sua caminhada...
Em 1958, o missionário Svensson viajou com a família para descanso na Suécia. Estando naquele país, faleceu em 5 de Junho de 1959. Anselmo Silvestre, vice-presidente, foi eleito pelo Ministério, por unanimidade, para pastorear a igreja. Embora Anselmo considerasse que havia pastores mais experientes que ele, como José Alves Pimentel, Geraldo de Freitas e Geraldo Sales, os primeiros consagrados em Minas Gerais.
Quando assumiu a igreja, havia, na capital, apenas 1300 membros e seis congregações. A igreja na capital mineira cresceu em todas as áreas, possuindo atualmente muitos templos, milhares de crentes e centenas de obreiros. Construiu um prédio de doze andares nos fundos do templo, para abrigar departamentos da igreja, o escritório da Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Brasil (COMADEMG)e a Escola Bíblica Permanente Sião.
Em 1964, começou a investir em missões enviando o Pastor Philemon Rodrigues da Silva para o campo missionário na Bolívia. Atualmente, a igreja mantém missionários em vários países.
Anselmo ocupou cinco vezes a vice-presidência da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), em 1962-64, 1997-99, 1999-2001, 2001-03 e 2003-05, além de outros cargos na Mesa Diretora e, como conselheiro, em órgãos da Convenção.
O Pastor Anselmo continua atuante na liderança do seu Ministério. Anselmo Silvestre é conhecido em todo país e no exterior pelo seu vigor extraordinário, apesar da idade (sempre viajando), pelo seu bom humor e por gostar de cantar, nas igrejas e convenções, o hino cujo refrão conclama a todos ao avivamento, declarando que “tem que começar pelo altar”.

Fonte 

Postado por: Nilton Silveira

7 comentários:

Emmanuelle disse...

O culto fúnebre será realizados às 19 horas neste mesmo endereço, com homenagens da Orquestra Vida e Coral Aleluias.


LUTO!

Emmanuelle disse...

O culto fúnebre será realizado as 19 horas neste mesmo endereço, com homenagens do Coral Aleluia e Orquestra Vida.


Luto!

Anônimo disse...

perdemos o nosso pai na fé!

Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Divulgado meu amigo.
Até mais

sonia tolfo disse...

Uma obra sublime, cumpriu sua missão!
Abraço!

Cláudia disse...

Estou triste por perder alguém tão importante e feliz pelo privilégio de ter sido batizada por ele.
Descanse nos braços do Pai pastor Anselmo.

Ruth Braga. chamada carinhosamente por ele "a baiana" disse...

Senti saudades pois tive a honra de ser pastoreadapor esse homen de DEUS e tenho certeza de que ele ja venceu e so resta agora receber a coroa que foi preparada para Ele.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets