segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dicas para evitar Roubos em Bancos e Caixas Eletrônicos

181 - Disque Denúncia
     Atualmente vivemos em uma sociedade em que se prima pelo TER em detrimento do SER, os valores estão invertidos e cada vez mais somos pressionados contra a parede e obrigados a conviver com situações que sinceramente "nunca antes na história deste país" (guardando as devidas proporções) passamos por isso, principalmente no que diz respeito aos assaltos em caixas eletrônicos e saídas de bancos.
     O fato que me levou a escrever sobre o assunto não é porque convivo com isto no estágio que presto no Banco do Brasil em minha cidade, até porque estou com uma nova oferta e me propus a enfrentar o desafio, mas sim pelo fato de perceber que muitas pessoas ainda são muito ingênuas quando o assunto é segurança no momento do saque em um caixa eletrônico ou qualquer outra transação. Sendo assim resolvi repassar algumas dicas que foram desenvolvidas pela Polícia Civil, juntamente com o Banco do Brasil e a Polícia Militar e espero que sirva de alerta para as pessoas.

Dicas:
  • Cuidado com sua senha. Ela é pessoal e intransferível.
  • Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
  • Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes como senha de seu cartão magnético. Mantenha sigilo absoluto sobra a sua senha.
  • Quando necessitar de esclarecimentos recorra aos funcionários conhecidos ou identificados. Seu cartão e senha poderão ser utilizadas em transações ilícitas.
  • Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Se desconfiar que elas fazem passar por funcionários, avise a gerência da agência.
  • Evite conversar com pessoas estranhas dentro e fora do banco.
  • Não saque quantias elevadas. Prefiras transações bancárias TED e DOC.
  • Ao sacar dinheiro em banco evite colocá-lo no bolso de trás. Se possível distribua o volume de dinheiro por vários locais do vestuário.
  • Proteja bem seu dinheiro, cheques ou cartão na hora que for ao banco fazer depósitos.
  • Ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido. (Saidinha de Banco)
  • Se, ao sair do banco perceber que o pneu de seu carro está vazio, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então, providencie a troca pelo estepe. Você poderá estar evitando a ação dos ladrões que roubem sua pasta com dinheiro enquanto você troca o pneu. (Golpe da Furadinha)
  • Utilizar o cartão de débito para realizar pagamentos no comércio, em detimento do saque em dinheiro na agência.
  • Evite comentar em via pública que irá fazer alguma transação bancária, principalmente se for depósito ou saque.
  • Evite contar dinheiro em meio a tumultos, confira seu recebimento enquanto estiver no caixa, deixando separado o dinheiro que for utilizar.
  • Guarde o dinheiro sacado ainda dentro do banco. Use os bolsos INTERNOS da calça saia ou blusa ou em bolsas usadas à frente do corpo.
  • Cuidado com pessoas que lhe esbarram "acidentalmente" nas filas. Um dos golpes aplicados é justamente este -  o marginal observa você digitando sua senha e de posse de um cartão magnético idêntico ao seu, esbarra-lhe, fazendo com que o seu caia e educadamente a referida pessoa abaixa para apanhá-lo quando providencia a troca de cartões sem que você perceba.
  • Evite que pessoas visualizem volume de dinheiro quando fizer compras.
  • Evite passar em locais isolados ou de pouco movimentos, se possível, procure fazer caminhos diferentes dos habituais.
  • É importante memorizar o número de sua senha. Se precisar anotar o número, guarde o papel em local separado do cartão magnético e carteira de identidade e nunca fale a sua senha para pessoas estranhas.
Cuidados nunca são demais!!

  • É comum o marginal ficar no interior do banco fingindo ser cliente com o objetivo de furtar talões de cheques de pessoas distraídas, portanto, não os deixe encima de balcões ou mesas.
  • Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Caso tenha dúvidas ao fazer uso do terminal eletrônico no banco, procure um funcionário para orientá-lo(a) e que esteja devidamente credenciado.
  • Em hipótese alguma saia da agência contando dinheiro.
  • Quando sair do banco olhe sempre para todos os lados e verifique se você não está sendo seguido.
  • Proteja bem o dinheiro ou os cheques na hora que você for ao banco fazer depósito.
  • Evite frequentar sua agência bancária sempre nos mesmos horários e realizar os mesmos trajetos.
  • Pessoas idosas devem sempre estar acompanhadas na hora de receberem o valor da aposentadoria. Muitas acham que um rapaz educado e com supostas boas intenções não fará mal.
  • Qualquer sinal de anormalidade no interior de caixas eletrônicos ou agências bancárias, como pessoas nervosas, com atitude de total submissão diante de outras pessoas deve ser imediatamente comunicado à Polícia Militar através do 190.
  • Evite levar crianças ao banco. Em caso de violência elas ficam assustadas e podem deixar os assaltantes mais agitados e nervosos.
  • Exija que as pessoas atrás de você, na fila, observem os limites das faixas que garantem a privacidade do uso dos caixas eletrônicos. Se os limites não forem observados, pare a transação e avise o caixa.
  • Se houver necessidade de realizar saques no período noturno não se dirija sozinho ao caixa eletrônico.
  • Ao digitar sua senha coloque o corpo e uma das mãos bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
    Estas dicas a princípio parecem ser normais, mas fazem toda a diferença quando são levadas a sério,  seguidas e observadas pelo usuário no momento de suas transações bancárias do dia-a-dia. Um dos principais motivos para que nascesse este texto, foi que, hoje mesmo, ao sair do banco no qual sou estagiário, fui solicitado por uma senhora, que aparentemente era inocente e apenas precisava de ajuda, mas percebi que ela estava meio nervosa e um tanto quanto trêmula. Perguntei-lhe em quê eu poderia ser-lhe útil e ela gaguejou um pouco e me pediu que queria ajuda para sacar um benefício para aposentada, solicitei então se ela era a titular e ela novamente teve dificuldade em me responder. Perguntei se ela teria uma procuração, que é o documento que permite que uma pessoa autorizada faça alguma transação, e ela novamente me respondeu negativamente. Diante destes fatos, tive que solicitar àquela senhora que retornasse no outro dia em horário comercial (10:00 - 15:00 hs) com o documento em mãos ou então com a Titular da conta.
    O mais interessante do caso foi que a senhora não ficou nervosa e nem me retrucou, o que me fez crer que seria uma tentativa de fraude ou afins. O fato serve de lição para que estejamos mais atentos nos momentos de efetuarmos alguma transação. Espero ter ajudado!

Fonte: Polícia Militar, Polícia Civil e Banco do Brasil
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Intimidades com Sinceridade "Meme"

     Normalmente nos damos ao luxo de retermos algumas informações que a princípio eram sigilosas, mas o passar do tempo e à medida do transcorrer e desenrolar do script que a vida nos proporciona neste grande teatro as regras vão se alterando. Fui indicado pelo Excelente Blog Jeitinho Mineiro da Regina Márcia e me dispus a colaborar com todas as respostas de maneira correta e passar a frente para que possamos nos interagir cada vez mais.

Regras do Meme

Ser sincero nas respostas.
Divulgar no mínimo 5 blogs para dar continuidade ao Meme.
Divulgar o blog que o indicou.

1) Nome do blog que você visita mais ?
O Linkkei (Por sinal gostaria de indicar a todos para divulgação)

2) Nome de uma pessoa que você não gosta ?
Difícil citar apenas um nome, pois Pessoas Falsas são muitas ainda.

3) Quando vê uma mulher, o que mais observa ?
As Atitudes e a Mentalidade da pessoa dizem muito.

4) Quando vê um homem, o que mais observa ?
Postura, Caráter e as ações, são imprescindíveis.

5) Como foi seu primeiro beijo e onde?
Chamei a "Mocinha" para dar uma volta no quarteirão, (já pensando nisto) mas o tempo foi passando e não tinha coragem, estávamos quase voltando ao marco zero. Postei-me desajeitadamente em frente à moça e dei-lhe um beijo e depois outro e outro... Muito bom! Foi em BH.

6) Alguma vez caiu da cama?
Nunca.

7) A primeira palavra que disse hoje ao levantar?
Obrigado meu Deus por mais uma noite e por mais um dia que se inicia. Quase sempre amanheço com uma música diferente na cabeça, acho diferente.

8) Sua altura e peso.
Altura: 1,80 m e Peso: 69 Kg

9) Diga 5 marcas da sua preferência.
Vou citar de roupas que uso: Havaianas, Mormaii, Vide Bula, 775 e Ferricelli  

10) Alguma vez dormiu nú/a ?
Sim.

11) Já chegou a beber ao ponto de cair ?
Não. Não tenho nenhum vício!
  
12) Olhe para o seu lado direito e diga-nos o que vê ?
O computador da minha irmã cheio de coisas rosas encima.

13) O que vai fazer depois de terminar o Meme?
Vou assistir O Melhor do Brasil com minha mãe, Ela Adora!!

14) Nome do último blog que visitou?
Blog Jeitinho Mineiro

15) O que diz a tua mente?
"O conhecimento transforma, por isso devemos ser a mudança que queremos."

>>> Visite o Blog Jeitinho Mineiro <<<

     O Selo "Blog Medalha de Ouro" foi disponibilizado pela Elaine Averbuch do Blog De Dentro pra Fora e todos os Blogs que são indicados podem retirar e postarem. Fiquem à Vontade. Obrigado à Elaine e não esqueçam de visitar o blog dela e dos indicados abaixo.


Uma das Regras do "Jogo" é a seguinte: "TODOS QUE RECEBEREM, REPASSEM PARA 5 BLOGS"
Por isso listo abaixo os Blogs dos quais seria interessante conhecermos melhor:
  1. Aurinha Martins Blog da Aurinha
  2. Dario: Tingaralatinga 
  3. Kátia Blog da Kátia
  4. "Guh" "Guh" Arte e Inclusão
  5. Dario Assuntos Padrão
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Descaso com a Lei Seca = Aumento das Multas

aumento-do-valor-das-multas-infração-de-transito
        O que sempre assistimos no Brasil é a impunidade. Quando vemos O Descaso com a Lei Seca automaticamente teremos aumento das Multas por infração de trânsito. Esta é a nossa realidade.

     A “Lei Seca” “Lei 11.705” foi sancionada em 19 de junho de 2008, modificando o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe o consumo de quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção”, mas a cada ano assistimos o descaso dos motoristas em relação à Lei, visto que o percentual de carteiras apreendidas e o número de multas sempre aumenta.

Você poderá gostar de:

     Segundo dados do Detran-MG o número de carteiras suspensas aumentou mais de 60% em 2011 relacionado ao mesmo período em 2010 e a grande maioria é por motivo de embriaguez ao volante. De acordo com delegada do Detran-MG o aumento se deve ao fato do aumento da fiscalização através de mutirões feitos para condutores entregarem CNH’s suspensas e em 65% dos casos os condutores convocados tinham sido pegos dirigindo depois de beber.

     Mas a Lei, como em todos os lugares no Brasil, é muito lenta e o condutor que ultrapasse o limite de 20 pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), antes de perder temporariamente o direito de dirigir, o motorista infrator responde a um processo administrativo que é gerado automaticamente após os 20 pontos e tem até 3 chances de defesa. Primeiro o infrator é intimado e presta depoimento e o Detran avalia se arquiva ou não o processo. Segundo, o motorista tem direito de defesa junto à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), sendo que este período pode chegar a seis meses. E por último, pode haver o recurso perante o Conselho Estadual de Trânsito, que absolve ou suspende o direito de dirigir, sendo que no caso de embriaguez ao volante esse período é de até um ano e o infrator tendo que fazer um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores autorizado pelo Detran.

     Em 2010 o número de carteiras suspensas apenas em BH foi de 4,8 mil e chegando a 7,8 mil em 2011, um aumento absurdo de 62%, sendo que 65% destas carteiras foram suspensas pelo motivo de embriaguez e é devido a isto que temos tantas multas como poderemos ver no ranking abaixo.
     As multas no estado de Minas Gerais aumentaram mais do que a quantidade de novos condutores habilitados com um número de 3.008.048 multas em 2011 e 2.783.847 multas em 2010 a porcentagem de aumento de um ano para o outro foi de 8% sendo que o aumento do número de novos habilitados no estado foi de 7% saltando de 4.755.658 para 5.091.702. Os números das multas mostram que mais de 50% dos condutores praticaram irregularidades no trânsito.

Ranking de Irregularidades: As 10 Multas mais aplicadas em Minas Gerais em 2011

Pos.
Multa/Irregularidades
Qtde.
1
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%
766.938
2
Dirigir falando ao celular
256.023
3
Deixar de registrar o veículo em 30 dias
192.724
4
Avançar sinal vermelho do semáforo
188.790
5
Estacionar em desacordo com a regulam. de estacionamento rotativo
143.342
6
Dirigir sem CNH ou permissão
109.574
7
Dirigir sem cinto de segurança
92.665
8
Estacionar em vaga de carga e descarga
83.443
9
Estacionar em horários e locais proibidos
83.231
10
Conduzir veículo sem licenciamento
80.019

Multas em 2011 no Estado de Minas
2.783.843

Fonte: Detran-MG e EM

Se for dirigir não Beba, Mas se beber, use este transporte
Lei-seca-aumento-do-valor-das-multas-de-transito
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como divulgar seu Blog - Blog Teia

Agregador de Links

     Hoje escrevo com o intuito de trazer alguma contribuição para blogueiros que, como eu, não apenas escrevem textos, mas querem expor suas ideias, compartilhar conhecimentos e divulgá-los para que mais e mais pessoas adquiram mais sabedoria.
     A minha dica é um site super interessante, do meu amigo Alfredo, o Agência Teia. O Blog Teia é um excelente indexador de conteúdos e divulgador de postagens e blogs.  O Blog é super dinâmico, informativo, claro, fácil de carregar e trás muitas informações sobre variados assuntos como: “Notícias, Esportes, Culinária, Moda, Beleza,Televisão, Filmes, Humor E Muito Mais.”

     No Site existe uma seção muito útil para blogueiros iniciantes e que tenham menos de 300 visitas diárias, que é o meu caso também, e que queiram saber um pouco mais, aliás, muito mais, já que o blog trás informações super úteis como: Aparência do Blog, Conteúdo, fotos e pesos do blog.
Divulgador de Blogs
     A Equipe do Blog Teia dá DICAS sobre divulgação de blogs em indexadores e nas Redes Sociais como Orkut, Facebook e Twitter. E ainda tem as indicações em um seção exclusiva com Os Melhores Blogs da Internet para que você possa interagir com mais blogueiros e aumentar seus backlinks. Visite o Site e saiba o que é necessário para que você comece a divulgar o seu blog em um Excelente Agregador de Conteúdos!!

Clique AQUI para conhecer o Agência Teia!

Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2012: Ano Internacional das Cooperativas

2012: Ano do Cooperativismo
De acordo com a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regi­me jurídico das Cooperativas, “Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.”  
O reconhecimento mundial da contribuição prestada pelo Cooperativismo ao desenvolvimento econômico e social dos países é tão sedimentado que a Organização das Nações Unidas – ONU declarou 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas”.
Em dezembro de 2009 em uma Assembleia da ONU as cooperativas foram definidas como associações autônomas voluntárias de pessoas, visto que o ingresso nas cooperativas é livre a todos, que se unem para satisfazerem necessidades e desejos econômicos, sociais, culturais ou de educação e é administrada por associados ou empresa necessária para tal, mediante estatuto. Em outubro de 2011 foi lançado em New York, o tema Cooperativas constroem um mundo melhor focando justamente o caráter solidário das cooperativas em que práticas individuais ou coletivas são cada vez mais necessárias neste mundo de economia globalizada.
Durante todo o ano de 2012, Ano Internacional do Cooperativismo, a ONU busca evidenciar cada vez mais ações e práticas que visem o bem comum da sociedade em todo o globo. Com a formação de comitês nacionais, serão realizadas inúmeras atividades que aprimorem e direcionem o intuito das cooperativas que é o desenvolvimento socioeconômico.

Curiosidades:
·        O Cooperativismo está presente em todos os continentes.
·        O Cooperativismo reúne mais de 800 milhões de cooperados e mais 100 milhões de postos de trabalhos em todo o mundo.
·        No Brasil existem mais de 6.650 cooperativas com mais de 9 milhões de cooperados.
·        O Dia Internacional do Cooperativismo foi lançado em Brasília em 14 de Dezembro de 2011 aqui no Brasil.
Fonte
Pense o Amanhã


Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

domingo, 22 de janeiro de 2012

30 Ditos Populares e seus Significados

significados-dos-ditados-populares
Ditados populares: Descascando o abacaxi.
Selecionei neste Post 30 Ditos Populares e seus significados para que vocês possam se inteirar cada vez mais sobre vários ditos populares que são falados no Brasil há muito tempo.    

Os Ditos Populares ou Provérbios são expressões usadas ao longo dos anos e que em frases curtas definem uma realidade que é de consenso comum e se torna parte de uma determinada cultura.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

11 Qualidades importantes em um Líder

Seja Líder, Mostre a direção!
Amigos,

     Concluí um curso de "Gerenciamento e Liderança em Tempos Modernos" e foi muito bom, eu pude obter muitas informações complementares que vieram agregar conhecimento e que me trouxe um pouco mais de capacitação enquanto profissional. Gostaria de compartilhar uma pequena parte do que pude anotar:

     "Liderança é um tema discutido há muito tempo e que sempre será atual, pois são e serão imprescindíveis sempre. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. Mas o líder é aquele que tem a oportunidade no momento e que executa algo em prol de um grupo e os leva a um resultado.
     A liderança requer atenção especial em dois pontos "quase comuns", mas bem diferentes:
  • Conhecer a si mesmo (autoconhecimento);
  • Conhecer os processos e as pessoas.

     Portanto é necessário conhecer para liderar tanto pessoas quanto processos. Existem líderes para pessoas e para processos.

"Conhecimento é poder, e por isso as pessoas que o tinham no passado tentavam fazer dele um segredo."
Peter Drucker

Dicas para um Líder:
     Obtenha o máximo de conhecimento possível e o repasse para que haja uma duplicação e você possa "estar em vários lugares ao mesmo tempo. Podemos então, concluir com segurança que Capital intelectual através da informação é o que nos assegura o futuro: Você pode ser um vendedor ou um Chefe de Vendas. A escolha é sua.

Cito a partir de agora os 11 atributos mais importantes para um verdadeiro líder, (Você S/A, 2009):
  1. Visão positiva da realidade: Saber enxergar o momento político, econômico e social do seu ambiente.
  2. Objetivos claros e bem definidos: Onde quer chegar?
  3. Grande poder de comunicação: Comunica seus objetivos com clareza e simplicidade.
  4. Empatia: "Sente" o que eles (liderados) sentem, vê o mundo pelo lado das pessoas.
  5. Sabe definir entre "delegar e abdicar": Ele delega e não abdica.
  6. Domínio dos detalhes: Executa cada detalhe com conhecimento e habilidade.
  7. Perseverança e organização nas decisões: Não desiste facilmente.
  8. Disposição para assumir plena responsabilidade: Estar sempre preparado e pronto.
  9. Faz mais do que as pessoas esperam dele: Chega primeiro, sai depois e é exemplo, dá ideias.
  10. Lealdade e justiça: Sensibilidade ao que é direito e justo e tem o respeito da equipe.
  11. Efeito multiplicador: Acredita no outro.
     Uma dica interessante é que você leia várias vezes cada um desses atributos e pense em cada um deles de acordo com realidade em que você vive como profissional que tem a função de gerenciar, comandar ou liderar pessoas. Pare um momento e pense em cada um dos itens citados acima e dê a você mesmo uma nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um propósito de melhoria de si próprio.

Existem 3 verbos que devem ser a sustentação de um Líder de Sucesso:

* SER: Transparente, honesto, leal, integro, ousado, determinado, criativo.
* TER: Metas, projetos, ambição e comprometimento pessoal e profissional.
* FAZER: Sempre o melhor e ser a referência: O Diferencial.

    Fazer a diferença sempre!! Já fazemos a diferença desde a concepção, por isso temos que perpetuá-la!


Conjunto de competências que o Mundo Corporativo exige de um Líder:

Conhecer produtos e serviços;
Clientes: Cultive e mantenha bons relacionamentos sempre;
Resultados: conheça os processos de negociação;
Gestão de Pessoas: Vá além da equipe, seja exemplo, faça suas ideias chegarem aos outros setores;  e,
Seja líder de si mesmo: Saiba o que quer e onde quer chegar e equilibre a vida pessoal e profissional.

Lembre-se: A atitude deve nascer em cada um, então ouse, inove e mude. Nós devemos ser a mudança que queremos!!
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 7º período e Estagiário Banco do Brasil.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Presente Bom é Aquele que pode ser Dividido

Bom Pessoal,
    Cada vez mais me surpreendo com o que a Blogosfera é capaz de proporcionar para pessoas como eu, um simples "Iniciante de Blogueiro"!! Me surpreendi mais uma vez ao ser presenteado pelo Blog "De Dentro pra Fora" da amiga Elaine Averbuch com o Selo Este Blog me Transforma!
E realmente é o que eu tento fazer, buscar e compartilhar com cada um dos leitores um pouco mais de conhecimento, pois sei que o Conhecimento Transforma!!



“Feliz o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire conhecimento, porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino.”
Provérbios 3: 13-14

     Como diria Sigmund Freud (1856-1939) “Sem conhecimento não há poder”, é possível analisar a diferença entre o ignorar e o saber.
     "O conhecimento transforma a vida do ser humano, levando-o à aprendizagem e à mudança. A valorização do saber cresce conforme se entende a sua relevância no desenvolvimento. Conhecemos, gostamos e avançamos. Assim procedemos. Queremos sempre mais. A sociedade, por sua vez, envolvida por este movimento da busca pelas informações e os seus benefícios, cobra com vigor, a permanente fidelidade neste tipo de empreendimento."

Como é de praxe, vou indicar alguns Blogs para a melhoria dos relacionamentos em nossos espaços e para que cada vez mais possamos difundir o conhecimento e aquilo que julgamos ser bom e interessante para os demais.
Listo abaixo a relação dos indicados:
  1. “MakePopular”: Blog Make Popular
  2. Augusto “Guh”: Arte e Inclusão 
  3. Aurinha Martins: Blog da Aurinha 
  4. Dario: Tingaralatinga 
  5. Kátia: Blog da Kátia
  6. Luciana: Atelier Luciart 
  7. Mary: Blog da Mary 
  8. Mônica: Blog Turmadalim 
  9. Regina: Blog Jeitinho Mineiro 
  10. Rita: Blog Cantinho Virtual da Rita
     Para que haja uma maior interação entre este nosso mundo dos Blogs, gostaria de pedir encarecidamente que cada um visite estes blog visitem, pois cada um merece nossa atenção especial pelo carinho e sabedoria com que cada um deles são construídos no dia-a-dia. Repasse também para outros 10 Blogs e sempre indicando!
     E em especial ao Blog De Dentro pra Fora da Elaine Averbuch, que foi a pessoa que me proporcionou a possibilidade de repartir com vocês a oportunidade de conhecer mais conteúdos e com qualidade!

Obrigado a todos!!
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

Campanha Facilita aí

"OI GENTE,
Já vi muita gente comentando a mesma coisa por aí, e decidi participar dessa campanha maravilhosa!
FACILITA AÍ a vida de quem quer comentar no seu blog! E ABAIXO AS LETRINHAS!!!!
OBS: Retirar a verificação de palavras não exclui a moderação de comentários. Você pode continuar moderando, sem problema.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DESSA CAMPANHA, FAZENDO UMA POSTAGEM SOBRE O ASSUNTO NO SEU BLOG!"

Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

Piratas do Vale do Silício - O Surgimento de um Mito

Aplicação das 5 Forças de Michael Porter nas empresas Microsoft e Apple
Filme Os Piratas do Vale do Silício

O filme relata a história de uma nova era na evolução da área da tecnologia e tecnologia da informação. O filme é em terceira pessoa (narrado por um dos participantes do nascimento da “Era da informática”). É possível observar, no filme “Os Piratas do Vale do Silício”, desde a ideia de desenvolvimento de um novo conceito de produto e de estratégias até ao desenvolvimento de softwares super sofisticados e do nascimento de uma pequena empresa em uma garagem à um mito que se tornaria a maior empresa do mundo. Observamos o nascimento e o desenvolvimento de dois grandes ícones da estratégia mundial: Bill Gates e Steve Jobs e dois conceitos de empresas que se superaram pela insistência e grande capacidade de seus idealizadores, desenvolvedores e criadores: Microsoft e Apple, duas gigantes da informática.
Mas, de acordo com o filme, nem tudo são flores. O processo de desenvolvimento dessas organizações permeia por situações enfrentadas por muitos empreendedores que tentam levar adiante o projeto de uma nova empresa ou de um novo negócio. Dois rapazes com maneiras de viver totalmente diferentes, mas que tinha um único objetivo: se destacarem no desenvolvimento de novas tecnologias; enquanto Gates lutava para desenvolver um novo software para computador, Jobs tentava juntamente com Steve Wozniak criar um novo conceito em computadores pessoais. Assim como existe na atualidade, e creio que sempre vai existir, sempre teremos rivalidade e deslealdade, como houve entre as empresas no começo e também quando aproveitaram da ingenuidade das pequenas empresas com seus projetos.
Steve Jobs e Steve Wozniak representados no filme
Dentro do meio de atuação de uma empresa existem os ambientes organizacionais e são através destes ambientes que podemos fazer uma análise para identificarmos os riscos e oportunidades que o mercado tem a nos oferecer, tanto hoje como num futuro, próximo ou não. Através da análise dos mercados internos e externos podemos saber qual é o clima organizacional, melhorar o desempenho, planejarmos o futuro com as matrizes de análises e saber qual o melhor caminho a seguir diante das mudanças que os ambientes nos oferecem diariamente.
Porter, com suas 5 forças, vem nos mostrar qual deve ser o foco de nossa atuação no momento de desenvolvermos uma análise mais aprofundada: Rivalidade entre concorrentes, Poder de barganha dos fornecedores, Poder de barganha dos clientes, Ameaça de novos entrantes e Ameaça de produtos substitutos. Segundo o que foi passado, o objetivo das Forças de Porter é buscaras melhores formas para aumentar o rendimento das empresas, através das análises de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças e saber como se proteger e se prevenir de eventuais acontecimentos que podem ocorrer no ambiente interno ou no externo como os fatores: econômicos, socioculturais, tecnológicos, globais, políticos, jurídicos e demográficos. Todos esses fatores, além dos internos, podem causar mudanças na estratégia de uma empresa.
Stephen Allen e Bill Gates: Criação da Microsoft
Na empresa em foco, a Microsoft, é possível observar a atuação dessas forças citadas por Porter em seus estudos. A ameaça de novos entrantes pode ser observada no momento em que Gates vê a ascendência da Apple de Jobs, mesmo esta sendo de ramo diferente do ramo da Microsoft, mas podemos observar ele tratou de cuidar de suas invenções para que não fosse copiada por seu concorrente. A Rivalidade entre concorrentes, creio que seja o fator mais visível no filme, pois mostra como dois gigantes da inteligência se confrontam entre si, onde o tempo todo um tenta desviar a atenção do outro tirando o foco de seu produto, mas era visível que, no momento, o produto de Gates tinha menos saída devido à diferença de produto e isso é um quesito importante neste item. Os Fornecedores são outros fatores importantes, pois à medida que sua produção vai aumentando, é necessário que haja novos fornecedores e que disponham de um custo mais acessível para que o impacto do custo sobre o preço final não seja tão discrepante em relação ao seu concorrente no mercado. Poder de barganha dos Clientes é a relação que existe entre a empresa e seus clientes no que diz respeito ao custo do produto em relação ao que o mesmo tem a oferecer, foi possível observar essa relação no filme quando o produto que Bill Gates oferecia era totalmente diferente do que Steve Jobs ofertava, mas o benefício que um software traria no momento para o hardware de Jobs era muito mais benéfico e era nesse momento que entrava os quesitos que fariam muita diferença como marca e preço e por fim, e que eu acho de grande relevância são a Ameaça dos Produtos Substitutos, que foram as novas criações da Apple que vinham substituindo os produtos já existentes e que ofereciam mais versatilidade do que os concorrentes, mas que tinham que ser analisado se o custo da mudança pelo preço oferecido para usar um novo produto valia a pena.
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Selo de Reconhecimento

     Hoje eu tive a honra de receber o Selo Blog de Ouro do Blog Jeitinho Mineiro da Regina Márcia e pra mim foi uma honra, até porque tenho apenas 3 meses efetivos aqui no blog. Gostaria de agradecer a minha querida amiga que tive a honra de conhecer nestas estradas online da grande rede e compartilharmos do mesmo sentimentos e buscarmos os mesmo ideais, que sempre buscamos através dos meios de comunicação!

     "Este é o selo. O selo do reconhecimento, incentivo e valorização do trabalho feito por esse pequenino blog. Este selo representa  uma Epopéia Virtual do século XXI, onde cada um de nós, transforma-se em uma formiguinha carregando sua folhinha em benefício da perpetuação do conhecimento e da informação às gerações futuras.


     Quem recebe esse selo tem o compromisso de homenagear outros cinco Blogs escolhidos de acordo com sua concepção. Merecimento significa construção. Se mereceu, é porque construiu! Construir coisas boas é bacana demais!"

      Gostaria de dar o Selo para vários blogs que sempre visito e que gosto do conteúdo, mas posso contemplar apenas 5 blogs. Portanto:
Listo abaixo os Blogs que escolho como merecedores do meu Reconhecimento:


  1. Dario Maynardes - Assuntos Padrão
  2. Alexandre Cardoso - Blog do Torcedor Celeste
  3. Gislaine (Gi) - Gi Makes
  4. Simone Bastos - Vaso Escolhido Pelas Mãos de Deus
  5. Luciana - Vou-de-Blog

     Deixo claro que todos são merecedores, mas devido à quantidade e ao carinho com que a Regina me passou, cumpri a difícil tarefa de homenagear APENAS 5 Blogs.
Gostaria que os escolhidos passassem por aqui para Retirar o seu Selo e por favor deem sua parcela de contribuição e reconhecimento ao Blog Jeitinho Mineiro da Regina Márcia e que façam um bom uso do selo doravante compartilhado com vocês. Façam jus ao Selo recebido para que possamos reforçar ainda mais nossas relações!
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

Sexta-Feira 13: A História

Sexta-Feira 13: Histórias e Lendas
     Eis que chega o dia!!! Sexta-Feira 13!! Apenas mais uma dentre as várias que ainda virão ao longo dos anos, mas as significações que circundam de misticismo este dia não deixarão nunca de existir visto que foram plantadas há muitos e muitos séculos passados. Vou sintetizar as lendas que sobre a data e, segundo reza as histórias, como surgiu este mito!
     Pelo que pude observar pesquisando em vários sites sobre o tema, este mito advêm de duas histórias (ou estórias), ou lendas antigas:
A primeira parece explicar o estigma do número 13 e conta que houve um banquete em Valhalla, o palácio para onde íam os guerreiros mortos em batalha, para o qual foram convidadas 12 divindades. Loki, o deus do fogo, talvez o mais controverso do panteão nórdico, não foi convidado e, enciumado, apareceu sem ser chamado e armou uma cilada para Baldur, o deus do Sol ou da luz, o preferido de Odin, deus dos deuses. Deste relato surgiu a idéia de que ter 13 pessoas à mesa para um jantar era desgraça na certa.
A associação com a sexta-feira parece ter vindo da segunda lenda nórdica, que fala de Frigga ou Freya, a deusa escandinava da paixão e da fertilidade. Segundo a lenda, quando as tribos nórdicas e germânicas foram obrigadas a se converter ao cristianismo, as narrativas passaram a descrevê-la como uma bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se, então, que, para vingar-se, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entidades, para rogar pragas sobre os humanos. Isso era usado para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o diabo nessas culturas.”

Existem ainda histórias relacionadas com a morte de Jesus, que foi em uma sexta-feira e que na última ceia haviam 13 pessoas na mesa, que Judas teria sido o 13° e traidor e que causou a morte de Cristo.

Gato Preto: Simbolismo da Sexta-Feira 13
     Muitas pessoas levam a sério este assunto: Evitam viajar na sexta-feira 13, não usam o número em camarotes, prédios, quartos de hotéis e até mesmo evitam andar ou jantar na companhia de 13 pessoas, pois associam este fato ao azar. Há outras que se virem um gato preto, seja como ou onde for, sente como se seu dia fosse arruinado; passar debaixo de escadas, etc, etc... Mas temos um exemplo bem recente de que isto é muito relativo. O ex-treinador Mário Jorge Zagallo era fascinado pelo número 13, então fica no ar o questionamento: Será que isto não está apenas nas mentes das pessoas?
     Nós devemos ser o que pensamos ser e lutar por isso, fazer o que é certo diante de Deus e dos homens! O fato de ser sexta-feira ou de ser o dia 13 não fará diferença alguma se estivermos com nosso pensamento focado em coisas boas e em algo que realmente fará diferença em nossas vidas, como ajudar o próximo, praticar uma boa ação e deixar que estas “energias negativas” não sufoquem o belo dia deixado como dádiva pelo Criador!
Fontes: IG e Wikipédia
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Caça-Palavras Psicológico: Palavras que te Definem

     Amigos, encontrei este caça-palavras em minhas andanças, achei interessante e resolvi compartilhar com vocês!! É um caça-palavras psicológico e funciona da seguinte maneira: Nele existem várias palavras importantes para nossas vidas!

ENCONTRE AS 3 PRIMEIRAS PALAVRAS E COMENTE DIZENDO O QUE ACHOU! 

Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tragédia da Região Serrana do Rio Completa 1 ano

     Está completando esta semana, 1 (um) ano em que aconteceram as tragédias em quatro cidades da região serrana do Rio de Janeiro, a saber: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro e com um saldo de mais de 500 mortes. Tragédia anunciada e que ao longo destes doze meses que se passaram pouca mudança foi possível observar através dos noticiários ou boletins informativos.
     Esta foi considerada a maior Tragédia climática da história do país e com consequências arrasadoras para as cidades, população e para a economia local dessa região.
Busca por sobreviventes na tragédia em 2011
     Iniciou-se mais um ano, as chuvas retornaram e podemos ver que pouca coisa foi feita. Enquanto nossos parlamentares encontram-se em recesso, o povo sofre com o descaso de uma infinidade de lideranças que não fazem justiça aos votos recebidos do eleitor e nem aos cargos confiados a eles. Hoje pela manhã, ao assistir uma reportagem em um determinado jornal matinal, me enchi de indignação ao verificar que existem pessoas (se é que podemos chamar assim) capazes de desviar os poucos recursos que são destinados pelos para as obras e auxílio aos desabrigados e desalojados.
     E ao ler o Jornal, um pouco mais tarde, pude verificar que realmente ninguém se importa com as pessoas, pois, segundo o jornal, os locais mais necessitados, em que as chuvas estão castigando mais são os que recebem menores quantidades de recursos e a proporção é gigantesca.

     Será que enquanto essas pessoas agem desta maneira teremos que ver imagens como esta acima só aumentando?? Em Minas Gerais o número de cidades em estado de alerta devido às enchentes causadas pelas chuvas já chegam a 103 cidades e no Rio de Janeiro já passam de 5 mil o número de pessoas que não tem pra onde ir devido aos grandes alagamentos e rompimento de diques e pontes.
     Este ano, 2012, é ano de eleição, portanto vamos escolher bem nossos candidatos para que possamos ter um pouco mais de tranquilidade nos anos seguintes e saber que podemos contar com eles. O povo não é tão bobo assim e já se cansou de ouvir tantas promessas e ver sempre se repetindo a mesma história!!
     Façamos a diferença!!

Fonte, Fonte

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi: Três vezes o Melhor do Mundo

     Messi, craque do Barcelona, se consagrou como o Melhor Jogador do Mundo FIFA 2011!! O argentino foi eleito pela terceira vez consecutiva hoje, 09 de Janeiro de 2012 em Zurique na Suíça e entrou pra história do futebol mundial como o primeiro a conseguir o feito de ser o melhor do mundo por três anos seguidos.


O argentino Lionel Messi concorria com Cristiano Ronaldo e Xavi. Os votos ficaram por conta de jornalistas, capitães de Seleções mundiais e treinadores mundo afora. Messi se sagrou melhor do mundo com 47,88% dos votos contra 21,6% de Cristiano Ronaldo e 9,3% de Xavi. O troféu foi entregue das mãos do brasileiro Ronaldo, que já esteve nesta situação como melhor do mundo por três vezes também.

Messi com o Troféu Bola de Ouro 
     O Craque Messi, ganhou quase tudo em 2011, motivo pelo qual foi eleito e premiado com a Bola de Ouro da FIFA. Ele repetiu o que havia feito os craques Ronaldo, O Fenômeno e o francês Zinedine Zidane. 
Veja alguns números do argentino:
  • 24 Anos
  • 05 Títulos (Espanhol, Liga dos Campeões, Mundial, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa)
  • 70 Jogos
  • 49 Vitórias
  • 17 Derrotas
  • 04 Empates 
  • 59 Gols
  • 28 assistências
Foram conhecidas ainda a Seleção dos melhores do Ano (2011):
  1. Casillas (Real Madrid)
  2. Daniel Alves (Barcelona) 
  3. Piqué (Barcelona) 
  4. Sergio Ramos (Real Madrid) 
  5. Vidic (Manchester United) 
  6. Iniesta (Barcelona) 
  7. Xavi (Barcelona) 
  8. Xabi Alonso (Real Madrid)
  9. Messi (Barcelona) 
  10. Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
  11. Rooney (Manchester United).
Pense o Amanhã

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets