Com a Greve do INSS, torna-se necessário que os servidores saibam como funcionam os serviços para agendamento, pois segundo informações do Ministério da Previdência é necessário que sejam mantidos 60% da força de trabalho, mas não está sendo assim. Portando daremos algumas dicas como o segurado da Previdência Social deve proceder para agendar seu atendimento pelo INSS. Atualmente a maioria dos serviços só estão disponíveis mediante agendamento prévio, por isso, saber como deve proceder é muito importante para não perder tempo.
No site da Previdência é possível escolher a agência mais próxima da residência do segurado e optar pelo dia e hora mais apropriado. O segurado não é obrigado a escolher a agência de sua própria cidade, caso não haja horário disponível pode direcionar o agendamento para uma cidade próxima.
Para realizar o agendamento o segurado deverá preencher o formulário que é oferecido no site da Previdência que pede que seja escolhido as seguintes opções:
a) agendar ou consultar (deve ser usada quando o segurado quer ver algum dado sobre o agendamento já realizado).
b) escolher entre as opções:
- Benefícios, que disponibiliza os seguintes serviços:
Alteração ou inclusão de conta bancária
Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade
Por tempo de contribuição
Aposentadoria por idade rural
Aposentadoria por idade urbana
Aposentadoria por tempo de contribuição
Atualização – cadastramento de declaração de cárcere
Auxílio reclusão
Benefício assistencial ao idoso
Benefício assistencial ao portador de deficiência
Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
Certidão por tempo de contribuição
Cópia de processo
Devolução de carga de processo
Devolução de documentos do segurado
Pecúlio
Pensão rural
Pensão urbana
Recurso
Recurso benefício por incapacidade
Revisão
Salário maternidade rural
Salário maternidade urbana
Seguro-desemprego do pescador artesanal
Vista/carga de processos
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CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), para incluir ou acertar vínculos empregatícios e contribuições individuais, nesta opção há os seguintes serviços:
Atualização de cadastro/senha
Atualização de tempo de contribuição
Para facilitar o preenchimento do formulário que ou para responder ao atendente, se for agendar por telefone, o segurado terá que ter em mãos os seguintes documentos:
1) O número de Identificação do Trabalhador – NIT ou PIS/PASEP ou para agendamento de benefício assistencial o CPF;
2) O número do telefone celular ou fixo, o nome da pessoa de contato (se for o caso), e nome e NIT do procurador, caso o tenha;
3) Em caso de pensão, faz-se necessário o NIT do falecido (a).
Um comentário:
Já está tudo tão atrasado
mas se a greve se faz necessário para melhoria na qualidade que seja,
eu apoio qualquer manifestação de insatisfação,
o que não dá é pra cruzar os braços vendo o país em decadência em todos setores sociais.
Força!
Abraço
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