sábado, 2 de julho de 2011

Adeus ao Ex-Presidente Itamar Franco

Hoje o Brasil perdeu mais um ícone da Política Nacional. Morre em São Paulo Itamar Augusto Cautieiro Franco, vítima de um AVC, que foi o agravo de uma pneumonia que o levou à UTI do Hospital Albert Einstein em São Paulo no dia 27 de junho de 2011.

Itamar Franco foi o 33º Presidente da República, foi Senador da República por vários mandatos e também Governador do Estado de Minas Gerais. Ele iniciou sua vida pública nos anos 50 afiliado ao PTB em Juiz de Fora onde foi candidato a vereador e a vice-prefeito em 1958, sem sucesso. Em 1964, já filiado ao antigo MDB ele foi eleito Prefeito da cidade por alguns mandatos e no último em 1974 ele renunciou pra se candidatar e se eleger Senador pelo Estado de Minas Gerais, se tornando assim um político de influência no estado e no país.
Já no fim dos anos 80, Itamar se candidatou à vice-presidência da República ao lado do então Governador de Alagoas, Fernando Collor, e saiu vitorioso, com o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiria a Presidência da República em 29 de dezembro de 1992, onde permaneceu até 1º de janeiro de 1995. No ano de 1998 foi eleito Governador de Minas Gerais pelo PMDB e governou de 1999 a 2003. Dentre outras ações durante seu mandato como governador de MG, ele declarou a moratória, onde segundo ele, era necessário uma revisão nas dívidas do estado, que foi negociada na época a uma taxa de 6%, lutou contra a privatização da CEMIG que havia sido vendida parcialmente no governo anterior, além de ir contra a privatização da empresa energética Furnas.

Seu principal feito foi em âmbito nacional, onde Itamar Franco foi o principal responsável pela implantação do Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda e pelo economista Edmar Bacha trazendo a estabilidade política e a queda da super-inflação do país.

Recentemente, no final do ano de 2010 Itamar Franco foi eleito Senador da República, sendo seus suplentes Zezé Perrella (Presidente do Cruzeiro) do PDT e Elaine Matozinhos do PTB, onde derrotou o candidato Fernando Pimentel, do PT.

Itamar Franco morre aos 81 anos de idade e deixa um legado extraordinário para o nosso país, sendo um dos únicos, senão o único, governante da presidência da República a deixar o governos sem nenhum caso de escândalo ou corrupção, saindo com quase 90% de aprovação do povo.

Nosso sinceros sentimento aos Familiares!

Itamar Augusto Cautieiro Franco ~>1930-2011

Comu no Orkut: Adeus a Itamar Franco
Participe laah!!

Nilton Silveira
Estudante de Administração de Empresas 5º período.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets