sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RIO +20: Bolsa Verde e Sustentabilidade

Logo RIO+20
Será realizado no Rio de Janeiro - Brasil entre 28 de maio e 6 de junho do ano que vem. Dentre os temas que serão tratados no Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está a purificação do ar, polinização de espécies vegetais e irrigação por meio das águas das chuvas.
O Brasil pensando em contribuir com o programa, apresentará documento com as propostas brasileiras para promover o desenvolvimento sustentável. Não serão metas e sim pontos relevantes como a criação da Bolsa Verde, que terá proposta como alguns programas implantados no Brasil pelo governo, que garantirá renda mínima, moradia digna e acesso à água para a população em todo o mundo!! 
A ideia de desenvolver a Rio +20, além dos temas relacionados com o Meio Ambiente, tem foco em erradicação da pobreza, miséria; visa discutir ainda ações no setor financeiro, visto a crise mundial que se instala no mundo atual, ações no setor social, como combate à fome, acesso a bens básicos à sobrevivência dos diversos povos mundialmente falando, acesso à educação e transporte público de qualidade. O aquecimento global e a mudança climática crescente nos últimos tempos ganhará um espaço para discussão na conferência.

Segue algumas Propostas do Governo Brasileiro para o Rio +20


  • Criação de uma "Bolsa Verde Global", que garanta renda mínima, segurança alimentar, moradia digna e acesso à água àquelas pessoas abaixo da linha da pobreza;
  • Uso das compras públicas e do crédito bancário para promover entre as empresas, boas práticas no que diz respeito o meio ambiente;
  • Maior abertura, por parte dos órgãos mundiais multilaterais, ao setor privado, que engloba não só empresas mas também movimentos sociais e entidades sem fins lucrativos.

Pensar o Amanhã: Sustentabilidade

O Instituto ETHOS também fez sua proposta:
O Instituto ETHOS "é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (organização da sociedade civil de interesse público). Sua missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável."


  • A articulação entre a Rio +20 e a busca de soluções para a crise;
  • Uma agenda de transição para uma economia verde, includente e responsável;
  • Uma atuação dos governos no sentido de formular planos nacionais de desenvolvimento sustentável;
  • Um novo marco institucional no âmbito da Organização das Nações Unidas;
  • Para tanto, propõe internalizar algumas diretrizes nas economias nacionais, bem como na política nacional e internacional.

Este documento foi apresentado ao governo brasileiro e às Organização das Nações Unidas(ONU) para o evento que ocorrerá no ano que vem no Rio. Já aconteceram 3 outras conferências anteriormente, Estocolmo em 1972, Rio em 1992 (ECO 92) e Johannesburgo em 2002. Contamos com o sucesso deste projeto e que traga muitos benefícios para o Brasil e para todo o mundo!!!

PS: Encerra hoje a reunião da COP 17, em Durban, África do Sul. Nesta reunião os principais países do mundo buscam soluções viáveis para a melhoria do meio ambiente e desenvolvimento sustentáveis e a criação de um Fundo Verde entre os países.

Nilton Silveira Estudante de Administração de Empresas 6º período e Estagiário Banco do Brasil.

2 comentários:

Paulo R. Hames (Paulo Tempo) disse...

"O aquecimento global e a mudança climática crescente nos últimos tempos ganhará um espaço para discussão na conferência". O planeta já aqueceu e resfriou várias vezes, já tivemos várias mudanças climáticas e essa não vai ser diferente. Temos que preservar o planeta pela nossa sobrevivência e não pelo clima global. Ficam falando de crédito de carbono, mas até hoje não provaram que o CO2 aquece o planeta.

Nilton Silveira disse...

Paulo,
Obrigado pelo comentário, por sinal muito pertinente. A reunião da COP 17 parece que não deu em nada. Sempre tem uma desculpa para não se chegar a lugar algum.
Valeu pela visita!
Grato.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba todas as atualizações através do Facebook. Basta clicar no botão Curtir abaixo!

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets